7 pontos sobre o momento político que vivemos

por Mário Ferreira*

1 – Penso que todos devemos analisar em profundidade e comentar publicamente, a situação, baseados em dados e fatos é o mínimo que nos exige a condição de cidadãos.
2 – Parte da crise econômica é mundial e não há como negar, os dados dos países desenvolvidos e da China, principalmente, demonstram isso.
3 – A parte política dos problemas do Brasil, na minha opinião é o ponto mais grave, decorre de vários fatores, especialmente de uma associação espúria de interesses econômicos da elite financista, da grande mídia (são inseparáveis) e de parte da oposição que coloca a disputa política acima do próprio Brasil.
4 – Usar o combate à corrupção como instrumento para atacar o governo da Presidente Dilma, sabidamente uma mulher honrada, (fato reconhecido até pelo Presidente Fernando Henrique), é no mínimo hipocrisia, dado que não vemos a mesma indignação em relação a outros agentes políticos formalmente citados nas delações, como os Presidentes do Senado e da Câmara.
5 – Quem ganha e quem perde com a crise? Não sejamos ingênuos, os grandes beneficiados com a instabilidade são os especuladores do mercado financeiro que nos últimos meses ganharam muito dinheiro, basta olhar os resultados dos bancos e assemelhados. Os grandes perdedores, me parece óbvio, são as forças produtivas, especialmente os empresários e os trabalhadores
6 – Aos que falam que a Presidenta tem sua capacidade de governar comprometida pela crise pergunto: e os governadores do Paraná e do Rio Grande do Sul, por exemplo, cujos estados quebrados não conseguem sequer pagar em dia seus funcionários públicos.
7 – Finalmente é importante salientar que na democracia a vontade do eleitor não pode ser questionada e os mandados, como estabelece a constituição, tem prazo definido e obrigatoriamente ser respeitado.
Qualquer solução fora da democracia é inaceitável. A história recente do Brasil demonstra que nos regimes de exceção infelicitam o povo e atrasam o desenvolvimento.

* é presidente do Diretório Municipal do PT em Ourinhos

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info