Expulsão de 10 minutos por faltas e reclamações podem ser introduzidas no futebol em 2024
Reunião realizada na terça-feira (28) em Londres do International Football Association Board (IFAB), decidiu testar suspensões de 10 minutos por faltas e reclamações dos jogadores contra as decisões dos árbitros, a regra poderá ser introduzidas já no próximo ano.
A inovação faz parte de um pacote de mudanças estudado pela entidade que é o órgão responsável pela manutenção e alteração das regras do futebol.
A proposta está sujeita à aprovação da Assembleia Geral anual da associação em março de 2024. Regras semelhantes vem sendo testadas em várias ligas amadoras desde 2019, agora estão definidas para serem testadas a nível profissional.
Segundo a Associação de Futebol de Inglaterra em 31 ligas onde estas inovações foram implementadas houve uma redução global de 38% nas faltas.
Além da expulsão temporária , também está prevista uma disposição que permitirá que apenas o capitão da equipe se comunique com o árbitro no campo de futebol. Faltas táticas, como quando um contra-ataque com possibilidade de gol é interrompido por um jogador que agarra a camisa do adversário, também pode ser considerada.