O futebol profissional do C.A.Ourinhense na década de 60 

 

Por José Luiz Martins – Clube Atlético Ourinhense (CAO) é agremiação esportiva mais antiga na história do futebol de Ourinhos, embora, nos últimos trinta anos tenha havido alguns vácuos na sua trajetória futebolistica . Já se vão mais de 104 anos desde que os patriarcas de famílias pioneiras como os Cury,  Mori, Saladini, Deviene, Crivelari, Viana, Monteiro, Ferrari  entre outros tantos iniciaram a saga do C.A.Ourinhense.

A pretensão dos fundadores do clube, que surgiu em 5 de junho de 1919,  era  a criação de uma equipe de  futebol  e  organizar uma agremiação  destinada a fomentar outras  práticas esportivas  de lazer .

O futebol foi a maior motivação para o surgimento do clube que teve sua primeira cancha localizado entre as atuais Rua Duque de Caxias e Rua Maranhão, na área onde hoje está o supermercado Avenida e AECO. Até o final dos anos 40 as equipes de futebol do CAO figuraram como um dos principais times amadores da região junto com A.A Chavantense fundado em 1929), A E. Santacruzense (1935), A.A. Avareense (1920),  A.A.Ferroviária de Assis (1927), A.A. Botucatuense (1918).

As  primeiras tentativas  pelo profissionalismo por essas equipes se deu  num mesmo período,  entre o final dos anos 40 e anos 60, época em que o futebol paulista profissional era organizado em  4ª , 3ª, 2ª e 1ª divisão .

O Clube Atlético Ourinhense deu a largada em busca da categoria  profissional na 8ª edição do campeonato de acesso a 1ª divisão do Campeonato Paulista e pela segunda divisão em 1952.

Nesse ano o Clube Atlético Linense da cidade de Lins foi o campeão disputando a final com a Associação Ferroviária de Esportes de Araraquara, a final foi disputada no Estádio do Pacaembu. Depois do fracasso em 52  a equipe ourinhense só foi tentar novamente o profissionalismo a partir de 1961 até  1966 , desta vez pela  3ªdivisão de acesso do Campeonato Paulista atual A3.

Nesse período a equipe do CA manteve-se no campeonato, teve altos e baixos sem conseguir avançar significativamente rumo a 2ª divisão. Os times campeões nos anos em que o C.A.Ourinhense  disputou a 3ª divisão foram : 1961- Estrada de Ferro Sorocabana ( Sorocaba); 1962 – Associação Esportiva Santacruzense; 1963 – Esporte Clube  Rio Preto (São José do Rio Preto); 1964 – Clube Atlético Taquaritinga;  1965 – São José Esporte Clube  (São José dos Campos); 1966 – Associação Atlética Internacional (Limeira).

Frustradas as  tentativas  da equipe nos anos 60, o C.A. Ourinhense se dedicou  apenas a competições amadoras. O sonho dos entusiastas, atletas e amantes do futebol na cidade em ter uma equipe de futebol figurando nas principais categorias do esporte ficou pra trás por várias razões.

Principalmente o  fator econômico, a falta de apoio das empresas e políticos pois, futebol, política e dinheiro, estão umbilicalmente ligados desde a várzea até a 1ª divisão.

A  explicação mais palpável para a iniciativa de buscar o profissionalismo  no futebol a partir  dos anos 60,  possa ser pelo fato de que, a partir da segunda metade dos anos 50 a quantidade de times  que surgiram na cidade foi muito grande.