Conheça o trabalho dos músicos do Duo Correnteza, de Ourinhos

André (guitarra) e Matheus (violão)

O “Duo Correnteza”, de Ourinhos, vem se destacando na região com seu trabalho de música instrumental. Constituído de violão e guitarra, foi formado em meados de 2022 pelos músicos André Gustavo (Guitarra) e Matheus Faria (Violão). Batemos um papo com eles para saber um pouco mais do seu trabalho.

– Por que Duo Correnteza?

Matheus: O nome foi sugestão do André, baseado em algumas coisas que pensamos e também sob influência da música “Correnteza”, de Tom Jobim e Luiz Bonfá. Refletimos um pouco e logo decidimos que seria este mesmo.

– Quem teve a ideia da formação do Duo?

André: O convite veio do Matheus. Um dia passei na casa dele pra deixar uma corda de violão que ele precisou com uma certa urgência e, na ocasião, conversamos a respeito de algumas vontades e ideias musicais. Na semana seguinte já estávamos tocando…

– Quais as influências de cada um dentro da música?

Matheus: É difícil falar sobre isso… tem muita coisa, violão erudito, brasileiro, jazz, música instrumental brasileira, música de concerto…

André: As referências são variadas. Tenho várias referências… A primeira grande referência que tive foi Antônio Carlos da Silva, meu pai. Entre outras, posso citar alguns nomes do jazz, música instrumental brasileira, compositores brasileiros, do jazz contemporâneo, tais como: Tom Jobim, Joe Pass, Barney Kessel, Sylvain Luc, Mike Moreno…

–  Como surge a ideia para cada composição? Qual a inspiração de vocês?

André: A inspiração vem de tudo. Da vida, da natureza, do contato com o mundo,  com as pessoas, do contato com a própria música… Ela vem de forma veemente e ela é repentina, natural, expressando um sentimento,  uma lembrança, um bom momento etc.

– Qual o sentimento que vocês tem com a música instrumental ?

Matheus: É difícil nomear um sentimento em específico. Tenho muito amor, respeito, cuidado, carinho, devoção, não só pela instrumental, mas pela música e por tudo o que ela é, pelas coisas e pessoas que ela colocou na minha vida… Cada pessoa pode ter um motivo que te faz arrumar as malas e sair em busca de alguma coisa, algum norte, o meu tem sido a música e acho que é isso…

– Uma definição de música para vocês?

A música é uma filosofia de vida para o Duo. Através dela conseguimos expressar nossos sentimentos, emoções, nossa verdade e podemos transmitir tudo aquilo que acreditamos a todos.

– Vem álbum autoral futuramente? O que podemos esperar?

Para o futuro, temos expectativas positivas em relação à gravação de um disco. Estamos pleiteando tal questão há um certo tempo e estamos nos preparando e verificando possibilidades para tal.

– Quais as próximas datas do Duo ?

As próximas datas são:  06/04 e 22/04, ambas em Piraju.

– Quais as redes sociais para as pessoas acompanharem o trabalho de vocês

Duo correnteza: https://instagram.com/duocorrenteza?igshid=YmMyMTA2M2Y=

(@duocorrenteza)

Matheus Faria: https://instagram.com/o.matheusfaria?igshid=YmMyMTA2M2Y=

(@o.matheusfaria)

André Gusttavo: https://instagram.com/andregusttavogtr?igshid=YmMyMTA2M2Y=

(@andregusttavosilva)

 

Entrevista: Daniel Móvio

Revisão: Luiz Bosco