12ª Semana de Ciências Humanas ETEC/UNESP começa na próxima 2ª feira (23/05)
Começa na próxima segunda feira dia 23 de maio e segue até 01 de junho, a 12ª Semana de Ciências Humanas da ETEC/UNESP Ourinhos, o evento que já se tornou uma tradição é fruto de uma parceria entre a UNESP Ourinhos e a escola pública estadual ETEC Jacinto Ferreira de Sá.
O acontecimento é um projeto de extensão universitária da UNESP com objetivo discutir os temas pertinentes na área de ciências humanas no âmbito da sociedade brasileira e as ligações com a conjuntura mundial com a participação de estudantes secundaristas.
Segundo o professor Marcos Correia do quadro de docentes da ETEC, inicialmente a ideia da Semana de Ciências Humanas foi estabelecer a ligação entre a universidade e a escola pública. O intuito é demonstrar que aquilo que se trabalha, se realiza e constrói na escola pública é da mesma forma discutida e realizada também na universidade.
Isso ocorre através da pesquisa, do empirismo e de situações onde se procura chegar de forma radical na compreensão da realidade do mundo em que nos encontramos, salientou o professor.
Ao longo dos anos desde sua primeira realização o encontro de debates entre os estudantes foi se aprimorando e agora retorna ao formato presencial já que a ultima edição no ano passado, foi realizada de forma virtual por conta da pandemia. Em 2021 o tema em destaque foi questões relacionadas ao meio ambiente.
Marcos Correa destacou que na ultima edição presencial ocorrida em 2019 os encontros foram realizados nos dois auditórios da ETEC, mas o espaço foi insuficiente para reunir todos os alunos de forma que possibilitasse as reuniões envolvendo a escola como um todo de uma só vez.
Neste ano parte dos encontros será no Teatro Municipal em três dias, na abertura no dia 23 as 8;00h as discussões serão sobre questões ambientais na com professor Ricardo Santos, e a partir das 10:00h a saúde mental e educação com os psicólogos Luiz Bosco e Cloé Siqueira Maschieto, com um tema muito pertinente nesse momento em que ainda vivemos o rescaldo da pandemia, em que muitos alunos necessitam de uma orientação destaca Correia.
Também no teatro na terça-feira dia 24, ex- estudantes da ETEC, Eduarda Schuh, Letícia Neri e Thiago Parra que já passaram por universidades, versarão sobre o tema “Educação para vida, o que fomos e como estamos”. O debate será diretamente com os atuais alunos, sobre a importância de terem passado pela instituição de ensino, as questões ligadas à educação, a visão de mundo conseguiram obter para suas vidas através do ensino que tiveram na ETEC.
No mesmo dia a questão cultural também será tema, “A arte como instrumento de Liberdade” com a diretora teatral Karina Zimmermann, o geografo e ator Weber Camargo, após as discussões haverá apresentação de Folia de Reis por grupos de Ribeirão do Sul e São Pedro do Turvo trazendo a questão da importância da preservação da cultura popular.
E no dia 25 quarta feira será a vez do sociólogo Mauricio Saliba com o tema “A importância das ciências humanas para o desenvolvimento do pensamento crítico”, no mesmo dia os alunos Luan Prates do Nascimento e Daniel Silva Martins debaterão o tema” Formação do senso critico frente às mídias: guerra na Ucrânia”, logo após será apresentada a peça teatral Bruxa de Toledo por alunos da ETEC.
Programação na ETEC
A programação nas dependências da ETEC se iniciarão com Eric Marcos da Silva (dia 24) com o tema “O Cinema Novo com permanência da Semana de Arte Moderna”.
Confira a seguir a programação na escola que se estenderá até o dia primeiro de junho 5ª feira: