1948 – Taça Bar Café Paulista

Por José Luiz Martins – Quase na esquina da praça Melo Peixoto, (Rua Nove de Julho e Altino Arantes) existiu o Bar Café Paulista. De propriedade de João e Julio Zaki foi inaugurado em 1938 e estava localizado ao lado da 1ª Igreja Matriz de Ourinhos.

Até o inicio dos  anos 70 figurou como um dos mais tradicionais bares da cidade. Foi ponto de encontro de ourinhenses de todas as classes sociais, mas com predominância da elite política e econômica da cidade.

Ali, nos seus primeiros anos, figuras e personalidades do cotidiano da pequena Ourinhos se encontravam diariamente para uma prosa, a política e o esporte eram os assuntos preferidos.

Os Irmãos Julio e João Zaki no Bar Café Paulista um dos mais trdicionais da cidade até os anos 70

Varias gerações de ourinhenses freqüentaram o café. Segundo o professor de história e pesquisador, Carlos Lopes Baia, no ano de 1948 os irmãos Zaki resolveram patrocinar um torneio de futebol entre firmas e de várias categorias de trabalhadores.

Denominado Taça Café Paulista, o certame incluiu equipes dos Mecânicos Pedreiros, Motoristas Carroceiros e empresas como a fábrica de bebidas Ivoram, Casas Pernambucanas, Ford, Indústrias Migliari entre outros.