8ª Semana de Ciências da ETEC terá participação de lideranças políticas
Em entrevista ao Contratempo, o professor Marcos Corrêa, um dos organizadores da Semana de Ciências Humanas, explicou como será a edição deste ano. “Nesse ano, decidimos discutir a cidade de Ourinhos. Por isto, o tema da Semana será: conjuntura social, política e espacial da cidade de Ourinhos.
Serão momentos que terão discussões sobre o sentido ético da Educação, bem como se organiza o espaço ourinhense, tendo a preocupação de ampliar os espaços de cidadania e exercício da democracia no município: Meio ambiente, urbanização, coleta de lixo, entre outros”, revelou.
A discussão política também terá espaço na edição deste ano, com a presença dos ex- prefeitos Aldo Matachana Tomé e Toshio Misato, que irão participar de uma mesa, expondo quais foram os desafios que enfrentaram na administração da cidade. Na sequência. os candidatos a prefeito na última eleição, Mário Ferreira e Robson Sanches, irão participar de outra mesa, apontando suas impressões a respeito, bem como o Presidente da Câmara Alexandre Dauage (Zóio).
O atual Prefeito Lucas Pocay também participará do evento, apresentando suas ideias, expectativas e desafios que enfrenta na administração da cidade.
Origem da Semana de Ciências Humanas da ETEC
O professor Marcos Corrêa também nos contou como foi a origem do evento. “Inicialmente começou como Semana de Geografia, depois se expandiu para agregar toda área de Ciências Humanas. O evento é organizado pelos professores e alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio Regular e Integral (Médio mais curso técnico) da ETEC de Ourinhos, composto por um grupo de mais de 400 alunos que irão participar e aprofundar seus conhecimentos na área”, explicou.
Valorização da democracia
De acordo com Corrêa, um dos objetivos da Semana de Ciências Humanas, é estimular o debate de ideias junto aos jovens. “Entendemos que levar essa discussão junto à juventude é essencial. Política se faz com debate, propostas e engajamento. Vivemos um momento de desprestígio da ação política. Desvalorizar isso, é desvalorizar a democracia. Durante a semana, os alunos terão a oportunidade de vislumbrar diferentes ideias e posicionamentos, no entanto, cultivando o respeito à divergência. Quando a ‘pólis’ se reúne para debater, todos ganham. Avançamos no respeito ao outro. Definitivamente, política não se faz com ódio”, ressaltou.
Segundo o professor da ETEC, a escola tem ótimas notas no ENEM e isso é reflexo do trabalho que é feito. “A ETEC Jacinto Ferreira de Sá, na área de Ciências Humanas sempre obtém notas máximas no ENEM. Isso é resultado de um trabalho sério e dedicado de seus profissionais, onde a pluralidade e o respeito a divergência, é ponto de extremo valor na prática pedagógica, concluiu.
Nesta segunda-feira, 22, na abertura do evento, foram realizadas palestras com o doutor Alonso Bezerra de Carvalho, cujo tema abordado foi “Ética e Educação” e o Dr. Luciano Antônio Furini, que falou sobre “Conjuntura Ourinhos: Segregação e Expansão Urbana”.
Na terça-feira, 23, às 8h30, os ex´-prefeitos Toshio Misato e Aldo Matachana, falam sobre os desafios que enfrentaram para administrar Ourinhos. As 10h50, Mario Ferreira, Alexandre Dauage e Robson Sanches também falam sobre os desafios que cercam a administração em Ourinhos.
Na quarta-feira, 24, às 8h, Diogo Almeida fala sobre Filosofia & Mulher. As 10h50, André R. da Silva da secretaria municipal de Cultura fala sobre a ocupação territorial em Ourinhos.
Na quinta-feira, 25, as 8h, os alunos da disciplina de Didática da UNESP abordam a dinâmica econômica de Ourinhos. As 09h10, estudantes do Curso de Geografia falam sobre Educação, Saúde e Cultura. As 10h50, os alunos abordam o tema ‘A cidade e a Rede de Transportes’. As 11h40, o assunto abordado será Clima Urbano e a queima de cana de açúcar na cidade.
Na sexta-feira, 26, as 8h, os alunos do curso de Geografia da Unesp falam sobre áreas verdes urbanas. As 9h, o assunto debatido será Educação Ambiental. As 10h50, os alunos falarão sobre Resíduos Sólidos e as 11h40, o tema será a atuação da Recicla Ourinhos.
Finalmente, na segunda-feira, 29, as 8h, os alunos do 2º ano da ETEC irão falar sobre o patrimônio histórico e cultural, imaterial, material e ambiental de Ourinhos. As 9h, Guilherme Muller Jr, Bruno dos Santos Netto, Mateus Artur de Souza e João Paulo Guerreiro irão falar sobre democracia, no ‘Café Filosófico’. As 10h50, o prefeito Lucas Pocay encerra a Semana de Ciências Humanas, falando sobre os desafios de administrar Ourinhos.