Memória – O retrospecto do C.A.Ourinhense e E.C.Operário no ano de 1939

Terça feira, 09 de janeiro de 1940. O jornal “A Voz do Povo” estampava em sua primeira página o editorial intitulado, “Mais um marco transposto”. O título era alusivo aos treze anos de existência do semanário cuja primeira edição havia sido publicada no ano de 1927.

Um pouco mais longevos, Clube Atlético Ourinhense e seu arqui-rival Esporte Clube Operário eram assíduos frequentadores das páginas do jornal. Desde o inicio de sua publicação aquela folha acompanhava e divulgava as atividades dos dois times pioneiros na história do futebol ourinhense.

Em 1940 o C. A. Ourinhense iria completar 21 anos de fundação e o E .C. Operário 20 anos de bodas, ambos no mês de junho. Na edição numero 421-Ano XIV, de 9 de janeiro daquele ano, já na segunda semana do ano novo, a “ A Voz do Povo” trazia no espaço reservado ao esporte um interessante levantamento das atividades das duas equipes no ano de 1939.

 

 

 

Uma espécie de relatório demonstrando o quanto era intenso o intercâmbio futebolístico naquela época entre as cidades de uma abrangente região tanto no estado de São Paulo quanto norte do Paraná. Esses clubes e suas equipes viajaram muito para poder medir forças, defender suas metas dentro das quatro linhas.

Eram jogos amistosos, torneios, campeonatos amadores regionais que aconteciam todos os anos. Tanto Ourinhense quanto Operário, almejaram e chegaram até as fileiras do futebol profissional nos anos 50 (Operário) e 60 (Ourinhense) disputando na segunda e terceira divisão.

Nas páginas do “A Voz do Povo” aparecem os dados da temporada futebolística dos dois times no ano de 1939. O balanço esportivo do ano revela que em 1939 o Ourinhense jogou 26 vezes e Operário 27. Ambos marcaram juntos 98 gols na temporada de futebol de daquele ano.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info