Alunos da UniFIO organizam petição pública contra a demissão de um professor

Na manhã da quarta-feira, 12, uma petição pública online foi aberta para exigir a readmissão do professor Maurício Saliba, do curso de Direito da UniFIO em Ourinhos. O motivo da petição, segundo as reivindicações, foi a demissão injusta e por perseguição política do docente da universidade.

Nos últimos meses, a tradicional fundação educacional ourinhense, Miguel Mofarrej, vem passando por muitas mudanças e reorganizações. Neste processo, muitos professores e funcionários foram demitidos e substituídos. A demissão do professor Maurício, no entanto, gerou a revolta dos alunos. Segundo as declarações dos estudantes e ex-alunos que assinaram a petição, o professor sempre foi muito estimado e querido nos 10 anos lecionando na UniFIO e nos 15 anos no Colégio Santo Antônio.

Os alunos indicam a perseguição política do professor Maurício Saliba porque acreditam que há um embate entre as ideologias do docente e os interesses e princípios da instituição. Enquanto o professor Saliba declara-se abertamente progressista, a diretoria da UniFIO já demonstrou um viés conservador em seus ideais.

Durante as Eleições 2018, a diretoria da UniFIO, antiga FIO, proibiu os alunos de realizarem, dentro da instituição, uma manifestação antifascista, contra a eleição de Jair Bolsonaro.

A fundação Miguel Mofarrej e a diretoria da UniFIO ainda não se manifestaram ou deram maiores explicações sobre esta ou as demais demissões.

A petição pública, até o início da tarde desta quinta-feira, 13, recolheu mais de 480 assinaturas em apoio ao professor. / Link da petição pública

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info