Após sofrer críticas, Coordenadoria de Trânsito passará a divulgar locais dos radares móveis

Radar próximo ao Centro de Ressocialização na sexta (13) de manhã

Desde a semana passada, os motoristas ourinhenses vinham sendo surpreendidos com a presença de radares móveis em várias vias da cidade, sem que os locais fossem previamente divulgados pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura, como sempre foi feito pelas administrações anteriores, fato que provocou o protesto e a indignação de vários motoristas que entraram em contato com nossa redação, a fim de cobrar explicações sobre o motivo da mudança.

Em entrevista na sexta-feira, 13, de manhã, o Coordenador de Trânsito e Transporte Ariovaldo de Almeida Silva, o ‘Ari’, disse que não pretendia divulgar os locais onde colocaria os radares móveis, a menos que houvesse uma determinação do gabinete. “Eu sou totalmente contrário à divulgação de onde estão os radares móveis, pois para mim, basta o motorista respeitar as placas indicativas de velocidade e respeitar o limite máximo estabelecido para a referida via. Portanto, não vou divulgar os locais onde colocarei os radares móveis, já que pra mim, a divulgação só serve para quem não respeita as leis de trânsito e se eu fizer isso, a única coisa que conseguirei é que os motoristas reduzam a velocidade naquele local e imediatamente retomem a alta velocidade e causem acidentes mais a frente, então só farei isso (divulgar) se houver determinação do prefeito, caso contrário tudo continuará como está”, alertou.

No entanto, horas depois da entrevista, no final da tarde de sexta-feira, a Coordenadoria de Trânsito, por meio da secretaria de Comunicação enviou um release a imprensa informando que passaria a divulgar os locais dos radares moveis e inclusive divulgou a programação da semana que vem (leia abaixo), e afirmou que os locais de cada semana serão divulgados toda sexta-feira.

Estranhamente, o Coordenador de Trânsito e Transporte mudou de opinião em relação a divulgação prévia dos locais onde ficam os radares  móveis e afirmou no release enviado pela prefeitura que “saber com antecedência onde estará o radar faz com que os motoristas dirijam com mais atenção e velocidade reduzida, evitando acidentes e multas”.

Como havia afirmado na entrevista que só voltaria atrás em sua decisão de não divulgar os locais dos radares móveis, caso o prefeito assim o determinasse, tido leva a crer que houve uma ordem direta do Gabinete para a mudança repentina de atitude do Coordenador de Trânsito.

 

Carro de fiscalização sem identificação opera radar na rua Rio de Janeiro próximo ao muro da Shell na sexta (13) a tarde

Carros sem identificação

Ari negou também que os fiscais estejam usando carros particulares para não serem identificados. “Os carros são da prefeitura, e estão sendo usados porque os outros que tinham, estão todos sucateados, por isso estamos usando estes que estão sem identificação, aliás, não é obrigatório que utilizemos carros com identificação”, argumentou.

 

 

 

 

 

Rua Rio de Janeiro passará a ter duas faixas de rolamento em toda sua extensão

Mudanças no trânsito

Durante a entrevista, o coordenador de trânsito falou também sobre as mudanças que pretende implantar no trânsito de Ourinhos e ações fiscalizatórias a fim de melhorar a rotatividade do estacionamento na área central da cidade. “Nós estamos estudando as medidas necessárias em cada região da cidade, mas posso adiantar que várias mudanças de sentido de tráfego nas ruas serão feitas, a fim de dar maior fluxo do trânsito, iremos alterar também a circulação dos ônibus na região central, evitando que circulem por ruas onde não existem pontos de parada, além de alterações do tempo de abertura de sinal para travessia de pedestres, visando maior conforto e segurança dos pedestres.  Além disto, pretendemos realizar em parceria com a Polícia Militar a intensificação da fiscalização das vagas de  estacionamento da zona azul na região central, a fim de proporcionar maior rotatividade destes locais, já que uma das maiores reclamações dos motoristas, é a falta de vagas de estacionamento nesta região, enquanto muitas pessoas passam o dia todo praticamente com seu veículo na mesma vaga, e simultaneamente a esta ação, também estamos estudando formas de aumentar a oferta de vagas de estacionamento na área central, próxima a Catedral”, explicou.

O coordenador de Trânsito falou ainda das primeiras mudanças que começaram a ser feitas nesta semana. “A primeira ação está sendo feita na rua Rio de Janeiro, que passa a ter duas faixas de rolamento em toda sua extensão, como já ocorre no trecho a partir do cruzamento com a rua Dom Pedro I. Hoje, 80% da rua Rio de Janeiro está subutilizada porque possui apenas uma faixa de rolamento, mas tem capacidade para oferecer duas. Nós vamos duplicar a capacidade de trânsito de veículos nessa via, facilitando o ir e vir e o acesso de mais pessoas ao centro de Ourinhos, além disso, outras ruas e avenidas de Ourinhos também vão passar por reformulações assim que os estudos de viabilidade e impacto de tráfego forem finalizados. Após a implantação das duas faixas na Rio de Janeiro, a próxima ação será delimitar as vagas de estacionamento de veículos nas principais ruas do centro”, disse.

 

Campanha de conscientização

Ari revelou ainda que pretende realizar uma grande campanha educativa de conscientização dos motoristas a fim que respeitem as leis de trânsito e assim evitem acidentes que podem ser até fatais, cujo projeto envolverá também a educação das futuras gerações, com a realização de atividades educativas sobre o comportamento no trânsito, junto aos alunos das escolas municipais.

 

Locais dos radares móveis

Veja onde estará o radar móvel entre os dias 16 e 20 de janeiro:

  • Segunda-feira (16/1) – manhã – Rua José Bonifácio e tarde na Avenida Antonio de Almeida Leite
  • Terça – feira (17) – manhã – Avenida Horácio Soares e tarde na Rua Cardoso Ribeiro
  • Quarta-feira (18) – manhã – Rua Cambará e a tarde na Avenida Antônio de Almeida Leite

 

  • Quinta – feira (19) – manhã – Rua Celestino Lopes Bahia e a tarde na Rua Conselheiro Rodrigues Alves

 

  • Sexta – feira (20) – manhã – Rua Cardoso Ribeiro e a tarde na Rua Duque de Caxias