Bolsonaro responderá por instigação e autoria intelectual dos atos terroristas

 

O Supremo Tribunal concordou em abrir uma investigação sobre Jair Bolsonaro por encorajar protestos antidemocráticos que terminaram em barbárie e terrorismo em Brasília no ultimo dia 08. Fugido nos Estados Unidos, Bolsonaro, será investigado por instigação e autoria intelectual dos atos que resultaram em ações violentas dos seus apoiadores de extrema-direita.

O interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, afirmou em entrevista à TV 247, que Jair Bolsonaro será investigado pelos atos terroristas de seus apoiadores, segundo ele, Bolsonaro serve de inspiração para os terroristas que tentaram dar um golpe de Estado e impor um regime militar.

Conforme o ministro Alexandre de Moraes, o pedido do Ministério Público Federal para abrir a investigação é importante para responsabilizar os envolvidos . “As figuras públicas que continuarem a conspirar covardemente contra a democracia tentando estabelecer um estado de exceção serão responsabilizadas”, disse.

O STF já havia ordenado à prisão do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, por permitir que os protestos ocorressem na capital brasileira depois que ele assumiu a responsabilidade pela segurança pública de Brasília.

O ex-governador do Distrito Federal e o ex-chefe da Polícia Militar também são alvos da investigação do STF divulgada nesta sexta-feira, ambos foram afastados de seus cargos.

Segundo o interventor federal no DF  Ricardo Cappelli, o ex-presidente passou anos atacando o Supremo Tribunal Federal, atacando as instituições democráticas tentando deslegitimar a eleição do presidente Lula e é parte central de tudo que vem acontecendo no Brasil, nos ataques à democracia, nos ataques aos jornalistas.

“Jair Bolsonaro não tem mais foro privilegiado, então ele está fazendo parte do inquérito, foi um pedido da PGR. Será investigado e está submetido a todo procedimento que qualquer cidadão brasileiro e as investigações vão avançar. O que é mais grave, que o Brasil sabe, parte de tudo que aconteceu obviamente tem uma inspiração intelectual, no mínimo, direta em Jair Bolsonaro”, disse Cappelli.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info