Com entrada franca peça “Fala da Fome…” estreia dia 09 no Teatro Municipal

Próxima terça feira dia 9 de maio às 20h o ator e diretor teatral Valfredo Inforzatto leva ao palco do Teatro Miguel Cury  a encenação da peça “Fala da Fome… Diário de uma favelada”, pelo grupo de atores alunos das oficinas de teatro promovidas pela Secretaria de Cultura de Ourinhos (SMC)

O espetáculo que tem entrada gratuita é baseado na obra literária  “Quarto de Despejo”, uma edição dos diários de Carolina Maria de Jesus, migrante de Sacramento Minas Gerais, mãe solteira e moradora da Canindé a primeira grande favela de São Paulo.

O livro relata a amarga realidade dos favelados na década de 1950: os costumes de seus habitantes, a violência, a miséria, a fome e as dificuldades para ter o que comer. A obra de Carolina tem se tornado leitura obrigatória em diversos vestibulares e foi um dos temas do Enem do ano de 2022.

Com direção de Inforzatto o espetáculo é uma livre adaptação do livro, fragmentado em falas dos diversos personagens criados, numa tentativa de refletir o pensar da escritora nas mais variadas figuras humanas. O diretor destaca que montagem conta a história de catadores de materiais recicláveis num cotidiano muitas vezes difícil  são alguns fragmentos do que Carolina viu, viveu e sentiu pelo tempo que morou na favela.

As oficinas começam no inicio do ano, em março entra na fase de montagem e na sequencia tem o  inicio das apresentações, fase quando pode-se ver o resultado, “…a evolução dos alunos não só na arte da  interpretação teatral, mas também  no comportamento, na socialização no cognitivo do indivíduo de modo geral. O teatro não trabalha só intelectualidade, trabalha também posturas da pessoa frente a situações, postura física, moral e ética.  O teatro trabalha tudo isso aliado à psicologia também porque isso melhora a autoestima e a visão de mundo da pessoa se transforma. Eu falo pelo teatro que é meu campo de atuação, mas, as artes de uma maneira geral , assim como a dança dá a disciplina, a música também tem as suas benesses o teatro está aí e engloba tudo isso”, concluiu.

Ficha técnica:

Elenco: Helena G. Brandão, Sofia V. Schmeiske, Anna Beatriz S. Ezaki, Gabrielly de Oliveira Pinto. Rodrigues, Maria Eduarda da Silva, João Vitor F. Gonçalves, Yuri Henrique Pontes, Giovanna de Oliveira, Marjorie V. Brisola, Julia P. Berto.

Direção: Valfredo Inforzato Aprox.. 60 min. Classificação 12 anos.