Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza reunião ordinária nesta terça feira (09)
O Condema denunciou que ações da prefeitura no local para construção de uma praia artificial pode ter sido a principal causa da morte dos peixes. A suposta praia anunciada pelo prefeito Lucas Pocay em setembro do ano passado e cujo projeto é de desconhecimento geral tem gerado muita polemica desde então.
A denúncia foi apresentada ao promotor do meio ambiente Marcos da Silva Brandini da 5ª Promotoria de Justiça de Ourinhos, de acordo com o Condema, as intervenções da prefeitura interrompeu o abastecimento de água afetando a plena oxigenação da represa elevando a temperatura da água ocasionando a morte dos peixes.
Por sua vez a prefeitura de Ourinhos manifestou-se através dos seus parceiros da “imprensa amiga” reconhecendo a falta de oxigenação do lago como causa problema, conforme apontou o Condema. Segundo a prefeitura a morte dos animais ocorreu pelo suposto furto de fiação de energia elétrica que teria provocado a queima da bomba d’água que renova a água do lago. O Ministério Público ainda não se manifestou sobre a denúncia.