Ex-aluno da UNESP de Ourinhos é destaque no Jornal Nacional

Nesta sexta-feira, 4/11, o Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão trouxe entre suas principais manchetes o resultado de uma pesquisa científica que apontou o crescimento das ocupações em áreas de risco no Brasil nas últimas décadas.
A pesquisa foi realizada pelo Projeto MapBiomas na qual Julio Cesar Pedrassoli é um dos coordenadores.

Pedrassoli além de coordenar o mapeamento de áreas urbanas do MapBiomas é professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). 

Fez sua graduação no campus de Ourinhos da UNESP, na qual obteve a licenciatura e o bacharelado, entre 2004 e 2008.

Aluno da segunda turma do recém iniciado Campus Experimental de Ourinhos, Pedrassoli fez iniciação científica e foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A Profa Dra. Andrea Ap. Zacharias, que foi orientadora de Julio a época de sua graduação afirma que: “A pesquisa do Julio Pedrassoli é atual tem muita expressividade, na atualidade, a partir do momento que integra as novas políticas de gestão urbana previstas pela Lei Federal nº 12.608/2012, por meio da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC); implementa as propostas de alterações previstas nas Leis para a escala municipal, por meio do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01) e da Lei de Parcelamento do Solo (Lei Federal nº 6.766/79); que associadas corroboram com ações no planejamento da cidade, além de subsidiar políticas públicas municipais com vistas à  gestão urbana e aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que envidam esforços para que as cidades se tornem mais inclusivas, sustentáveis e resilientes.”

Lei a matéria completa no G1:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/11/04/ocupacoes-em-areas-de-risco-no-brasil-triplicam-de-1985-a-2021-mostra-estudo.ghtml

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info