Irmãos gêmeos treinados pelo professor Adílson conquistam vaga para Campeonato Brasileiro de Karatê
Entre os atletas ourinhenses, o grande destaque ficou por conta dos irmãos gêmeos Rhuan Carlos Jane de Souza – que conquistou a medalha de ouro na categoria 16 e 17 anos até 63 kg – e Ramon Carlos Jane de Souza que obteve a medalha de bronze na categoria 16 e 17 anos até 61 kg.
Com os resultados obtidos, os dois atletas garantiram vaga para o Campeonato Brasileiro Regional, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de junho em Vitória (ES), onde os três primeiros colocados garantirão vaga para a final do Brasileiro que será realizado em Salvador (BA) no mês de outubro e será organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
O destaque negativo do Campeonato Paulista de Karatê ficou por conta do árbitro da final entre o atleta ourinhense José Augusto de Oliveira Neto, que ganhava a luta contra um atleta de Presidente Prudente por 4 a 0, e estava com a medalha de ouro e a classificação para o campeonato brasileiro regional garantido, quando o cronômetro zerou, e José Augusto colocou um dos pés para fora da faixa. No entanto, o juiz alegou que faltava um segundo para o fim da luta e desclassificou o ourinhense da competição.
Após a luta, o técnico Adílson lamentou o erro do árbitro que segundo ele, já havia tentado prejudicar José Augusto em outra competição, e desta vez, reiterou o erro e acabou desclassificando o atleta ourinhense, que é o segundo no ranking nacional em sua categoria atualmente. “É extremamente lamentável que um árbitro tenha uma postura dessa, prejudicando propositalmente um atleta nosso. Em Franca, ele já havia tentado prejudicá-lo, obrigando-o a trocar o bocal que usava na boca e que era recomendado pelo dentista, a poucos instantes do início da luta, e tive que correr como desesperado para pegar outro e levar até ele, pra que não fosse desclassificado. Agora em São Bernardo, fez a mesma coisa, desclassificando meu atleta alegando que tinha pisado fora da faixa, quando ele fez isso justamente no momento que zerou o cronômetro, estava com a luta ganha. E o juiz disse que faltava um segundo, o que não é verdade, mas tudo bem, ainda temos mais uma seletiva no próximo final de semana e buscaremos essa vaga pro brasileiro”, criticou.
Próxima seletiva
Neste final de semana, acontecerá mais uma seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional, em Louveira (SP) que dará vaga ao primeiro colocado e o atleta José Augusto de Oliveira Neto irá participar da competição.
Nesta mesma competição, o ourinhense também participará de outra seletiva, que classificará o 1º colocado de cada categoria, para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar, que acontecerá em julho, na Índia.