faixa de protesto contra poda drástica, diz: o meio ambiente e a população não agradecem.

Munícipes pregam faixa de protesto contra destruição de árvores

Crítica humorada : “Os moradores agradecem…” pero no mucho!

Contestando o enunciado de uma faixa estendida por residentes no entorno da Praça da Coruja com os dizeres “Os moradores agradecem ao prefeito Lucas Pocay pela poda das árvores na avenida Horácio Soares”, ambientalistas e cidadãos contrários à poda drástica realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos não deixaram por menos e penduraram uma faixa com a frase “O Meio Ambiente e a população não agradece!”

O reiterado protesto decorre do fato de que mais de uma dezena de arvores foram mutiladas na ultima terça feira (21/06) com a justificativa de que dessa o excesso de aves (pombos), que fazem ninhos e defecam seguindo o seu ciclo natural, representava “risco sanitário”aos moradores de classe media alta que residem não redor da praça e reclamavam da “sujeira”. Qual será a próxima desculpa esfarrapada?

Para não atrapalhar a fachada

O episódio é mais um capítulo na matança desenfreada e indiscriminada de árvores que ocorre na cidade sem o devido do cuidado da prefeitura municipal que não zela pela arborização praticando o corte, criminoso e sem critérios técnicos. Todos os dias em qualquer canto da cidade alguma árvore estará sendo cortada com a anuência da administração pública, os motivos são vários e muito questionáveis. Como por exemplo, o que ocorre em áreas do centro da cidade, onde a cada nova loja ou empreendimento comercial que surge, árvores são arrancadas para não atrapalhar a fachada do comércio.

O papel das árvores

Além de ser abrigar aves e fornecer alimentos para diversos animamos e organismos, as árvores da cidade ajudaram a controlar o clima urbano, amenizando o fenômeno das “ilhas de calor” e dispensando humildade na atmosfera a partir da evapotranspiração. Tais atitudes fazendo o mundo caminhar na contramão do equilíbrio ambiental tão debatido no mundo de hoje.

Faixas com supostos agradecimentos

Tornou-se comum na cidade a fixação de faixas em agradecimentos ao prefeito e vereadores por obras, recapes, roçadas ou quaisquer serviços prestados pelo poder público municipal. Nestas, a população supostamente agradece aos santos pelas graças alcançadas, todavia, os serviços realizados já são obrigação dos agentes públicos, agradecê-los por isso como se fosse algo extraordinário não passa de um marketing de campanha fora de época.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info