×

Nova onda de contágio da Covid e gripe impõe medidas de restrições em cidades paulistas

Nova onda de contágio da Covid e gripe impõe medidas de restrições em cidades paulistas

 Ourinhos terá boletins diários a partir desta 2ª feira (10/01)

 

 

 

A disparada de infecções pelo coronavírus, influenza, casos de síndromes respiratórias obriga alguns municípios do estado a adotar medidas de restrição e ações estratégicas para conter a disseminação. As prefeituras das cidades de Tupã, Amparo, Bocaina e Queiroz voltaram a editar decretos determinando a proibição de algumas atividades e restrição de funcionamento de alguns setores.

As medidas foram adotadas por recomendação dos órgãos de saúde e vigilância sanitárias dos municípios devido ao aumento de pessoas infectadas por Covid-19 e por um crescimento preocupante de casos de síndromes gripais. O mesmo vem acontecendo em várias cidades de outros estados. Embora o cenário de agravamento da pandemia da Covid-19 no interior de São Paulo tenha feito essas prefeituras adotarem as medidas, o governo paulista por enquanto não se pronunciou a sobre a ações desse tipo no estado.

De acordo com reportagem do G1, em Bocaina, a prefeitura determinou que ficasse proibida neste mês de janeiro a realização de quaisquer eventos musicais, tais como shows, música ao vivo, tanto no interior quanto no exterior de estabelecimentos comerciais, e festas com venda de convite. Segundo a prefeitura, o período determinado destas restrições poderá ser prorrogado caso haja aumento significativo no índice de contaminados.

 Tupã foi uma das primeiras cidades da região a adotar medidas restritivas através de decreto, assinado na última 3ª feira (4), a decisão de apertar os controles sanitários surgiu logo após a confirmação do primeiro caso da variante ômicron do coronavírus no município. Com o novo decreto, a equipe de Vigilância Sanitária volta a fiscalizar e exigir uso de máscara em eventos acima de 100 pessoas bem como nos espaços de acesso aberto ao público e no interior de estabelecimentos.

Em Queiroz a prefeitura publicou um decreto com medidas mais restritivas em virtude ao aumento de números de casos de Covid-19 no município. Segundo a prefeitura, no último dia do ano passado havia na cidade um caso de infectado em fase de transmissão da doença; quase uma semana depois, o boletim apontava 32 casos em fase de transmissão.

 

Com explosão de novos casos Ourinhos divulgará novo boletim nesta 2ª feira (10/01)

Outras cidades do estado optaram por adotar medidas centradas na melhora do atendimento dos moradores com síndromes gripais ou até mesmo reforçar seus esquemas de vacinação. Em Ourinhos, que passa a divulgar boletins diários a partir desta 2ª feira, nenhuma medida adicional estratégica foi anunciada pelo recém-criado Comitê de Crise Para Doenças Respiratórias.  O objetivo do comitê é avaliar, quantificar e tomar as providências operacionais para combater o surto de casos da covid-19, Ômicron, influenza, flurona, e a H3N2 informou a Secretaria Municipal de Saúde na ultima 6ª feira (07/01).

Ourinhos registrou 581 novos casos de COVID-19 entre 2ª feira dia 02 e 6ª feira (07/01) em atendimentos nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e UPA ( Unidade de Pronto Atendimento. Conforme o boletim, do total de casos registrados, mais de 95% são leves e moderados e não necessitaram de internação. A informação foi divulgada também na 6ª feira de forma emergencial mostrando o rápido avanço da doença em sua maioria com complicações respiratórias Não houve mortes.

 

JLMartins via G1 – Foto Shutterstock

You May Have Missed