×

Presidente da Câmara pede Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) sobre ineficiência da coleta de lixo

Presidente da Câmara pede Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) sobre ineficiência da coleta de lixo

Embate: Veja no video todo teor das discussões sobre a precarização da coleta de lixo em Ourinhos

Desde o dia  19 de setembro  a prefeitura de Ourinhos assumiu o serviço coleta de lixo da cidade, a empresa contratada ao custo de 2 milhões e 880 mil por seis meses  com dispensa de licitação,  M Construções e Serviços Ltda do estado do Rio Grande do Norte passou a realizar o serviço.

Após 20 dias  o serviço segue precarizado com reclamações diárias de munícipes de vários bairros onde a coleta não está sendo feita com regularidade  com o lixo se acumulando pela ruas.  Segundo a administração, a empresa atende novos cronogramas divididos por setores e em alguns locais a coleta está sendo feira durante o dia, e outros à noite.

Ainda conforme a prefeitura o serviço  está sendo normalizado de forma gradativa, mas o assunto foi novamente tema de pronunciamentos na ultima sessão do legislativo com questionamentos sobre a precariedade do serviço.

Os vereadores Cícero Aquino e  Guilherme Gonçalves teceram várias criticas  ao executivo pela ineficiência do serviço prestado. Já a vereadora Roberta Stopa do mandato Coletivo Enfrente foi além, fez vários questionamentos, entre eles sobre a forma como foi feito o processo de terceirização.

 A vereadora observou  que  a SAE executou por anos serviço de coleta de lixo domiciliar de limpeza urbana com excelência,  e agora nas mãos da prefeitura a realidade  é outra e a situação é muito ruim.  “ A SAE  tem superávit com orçamento para 2023  de  94 milhões e a nossa pergunta para o prefeito é, para que terceirizar um serviço que era feito  com competência. Porque terceirizar um serviço que era público realizado por servidores concursados e agora terceirizar passar para uma empresa privada sem licitação”, Roberta  ainda apontou ou  a ausência  de transparência da contratação e a falta de informação para a população.

 

Por outro lado os vereadores Anísio Felicetti, Eder Mota e Abel Fiel  da tropa de choque de Lucas Pocay  em vez de defender o prefeito explicando o que ocorre e o que está sendo feito para resolver o problema,  preferiram atacar e desqualificar os edis críticos a terceirização que até o momento tem se mostrado ineficiente e onerosa.

Até o presidente do legislativo Santiago Lucas criticou o serviço prestado pela empresa contratada propondo  a instalação de Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) para apurar ineficiência.

”Desde que começou essa empresa terceirizada o que nós estamos recebendo muitas reclamações , em todos os sentidos, é chorume que tá sendo derramado em toda nossa cidade na frente da casa dos moradores cheirando mal. Eu quero solicitar a secretaria da nossa casa que registre uma CAR em nome desse presidente para gente avaliar realmente a questão dessa coleta de lixo, a forma que tá sendo porque o nosso intuito foi sempre querer ajudar só que nós estamos vendo que desde que começou a fazer a coleta por essa empresa terceirizada a nossa população está sendo prejudicada e nós não podemos aceitar isso daí.  Então eu solicito aqui que seja registrado uma CAR e meu nome para que nós possamos tomar as devidas providências para que isso não aconteça com a nossa população”, defendeu o presidente da Câmara.

You May Have Missed