Vazamento de esgoto atinge rio em Ourinhos e causa mau cheiro

Segundo os moradores é dia e noite jorrando esgoto e até se formou um rio que segue no sentido da mata. São mais ou menos 25 metros até o esgoto chegar no córrego do Lava-pés. A dona de casa Karine de Oliveira Villas Boas conta que a situação existe há 10 anos e o maior constrangimento é quando tem visita em casa. “Fica um cheiro bem desagradável na casa.”

Segundo o responsável pela Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos, Luís Perino, as fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias provocaram o problema. “Quando chove muito a enxurrada passa com muita força na tampa dos poços de visita, tirando a tampa e levando materiais que entopem o sistema emissário de esgoto. Com isso, a gente não consegue fazer com que o fluxo passe, causando o vazamento.”

Esgoto tem levado mau cheiro para as casas

A SAE enviou funcionários que controlaram o vazamento, mas de acordo o superintendente, o conserto foi paliativo e que obras serão feitas no local.

“Nós vamos fazer outra limpeza um pouco mais acima do tubo para que a gente possa ter uma desobstrução maior do local. Paralelo a isso, entrar em contato com a prefeitura para fazer uma pequena obra de canalização para que essa água da chuva seja despejada no córrego”, explica.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que vai verificar a situação para saber se há ou não contaminação no Rio Pardo. Se for comprovada, a SAE pode ser multada.

Fonte: G1