×

Vereadores de Ourinhos votam projeto de lei que impede o trabalho de artistas de rua

Vereadores de Ourinhos votam projeto de lei que impede o trabalho de artistas de rua

Na sessão ordinária da Câmara dos Municipal de Ourinhos, nesta segunda-feira, 27, os vereadores votam sobre o projeto de lei que impede o trabalho de artistas de rua na cidade. A iniciativa é do vereador José Roberto Tasca (MDB) e prevê o fim das atividades que utilizam de objetos cortantes ou fogo, comumente usados nas apresentações.

Em Ourinhos é muito comum que artistas de rua apresentem seus trabalhos nos semáforos e outros locais públicos. O uso de facas e fogo é secular na cultura malabarista. Inclusive, são o que impressionam os olhos do público, por demonstrar o nível de habilidade do artista.

Para a artista de rua Thais, 24 anos, não há risco no uso das facas ou na pirofagia (malabares com fogo), nem para o público — que fica a uma distância considerável dos malabares ou até dentro dos carros — nem para os artistas. “Trabalho com arte de rua já faz 6 anos. Nunca houve nenhum tipo de acidente. Nós fazemos manutenção nos nossos malabares todos os dias. É seguro”, explica a artista. 

O vereador do MDB, em sua justificativa para o projeto de lei, não apresentou nenhum dado, pesquisa ou exemplo de acidentes que fundamentassem o impedimento do trabalho dos artistas. Ainda, não considerou o prejuízo socioeconômico desta lei, afinal, os objetos são instrumento de trabalho e de sustento dos trabalhadores. O projeto não apresenta nenhuma alternativa para a restrição imposta.

“Eu dependo 100% da arte de rua para manter minha casa, minha família, meus dois filhos. Eu sobrevivo do malabares”, conta Thais.

Os vereadores decidirão a aprovação da lei na noite da segunda-feira, 27. Artistas e apoiadores da população ourinhense e da região, em organização, devem comparecer na Câmara para pressionar os legisladores da casa. Todos e todas estão convidados a contribuir!

You May Have Missed