Os primórdios do Basquetebol em Ourinhos
José Luiz Martins
Engana-se quem pensa que o basquetebol em Ourinhos teve uma curta tradição limitada ao período entre 1995 e 2014 quando a cidade vangloriava-se “a capital do basquete feminino”. De fato, com forte apoio e investimento do empresário Chicão Quagliato, nesse período a equipe chegou a conquistar um titulo sul-americano, cinco campeonatos nacionais e oito estaduais.
A modalidade chegou há Ourinhos nos anos 20 por intermédio dos engenheiros ingleses que construíram a estrada de ferro São Paulo – Paraná (SSP) a partir de 1922, o esporte na época era mais conhecido como “bola ao cesto”.
A primeira quadra de basquete da cidade foi a da Cia. Ferroviária São Paulo-Paraná, ficava próxima ao pontilhão sobre a ferrovia, na baixada da Avenida Rodrigues Alves ao lado de um campo de futebol suíço, posteriormente utilizados pelo Esporte Clube Ferroviário.
Hoje no local há um misto de praça/ estacionamento/comércio fast food; o que sobrou do que se constituiu a seguir como patrimônio do Esporte Clube Ferroviário é apenas a edificação que abrigou a sede e salão do clube, em estado de abandono. Sem restauro, o prédio está abandonado há anos, esse e outros espaços e construções na extensa área da outrora vila Inglesa teve seu processo de tombamento iniciado em 2011 com resolução de tombamento publicada no Diário Oficial em 2016.
Introduzido e incentivado pela diretoria da Ferrovia SSP entre os funcionários a atividade esportiva manteve-se até o inicio dos anos 40 quando os ingleses deixaram a cidade e a estrada de ferro foi vendida para outro grupo. Mas, a essa altura a prática do basquete foi ganhando mais adeptos e ao longo dos anos foi sendo uma atividade esportiva presente nas primeiras escolas da cidade como o Ginásio de Ourinhos e Colégio Santo António.
Até a construção do Ginásio Municipal de Esportes (Monstrinho) em 1958, as quadras existentes na cidade eram com piso rústico cimentado. Os primeiros ”basqueteiros” de Ourinhos só puderam usufruir de uma quadra com piso de melhor qualidade de madeira adequado à modalidade, após inauguração do ginásio pelo Prof. José Maria Paschoalik, então prefeito e idealizador do Ginásio Municipal de Esportes.
Já no ano de sua inauguração, a quadra do Monstrinho foi largamente utilizada por atletas não só de Ourinhos mais de várias cidades do estado, pois naquele ano o município foi palco dos 9º Jogos Abertos da Alta Sorocabana.