MEMÓRIA: “Norton Cunha” primeiro locutor da Radio Clube de Ourinhos
José Luiz Martins –
Sob o pseudônimo de Norton Cunha, o ferroviário/radialista Jairo Teixeira Diniz foi o primeiro locutor da Radio Clube de Ourinhos fundada em 1948. Mas sua história no que se convencionou chamar de comunicador, iniciou-se treze anos antes quando ainda não havia rádio na cidade e na região.
Em 1935 Jairo Diniz ecoava sua voz no serviço de alto-falantes montado no coreto da Praça Melo Peixoto com as cornetas fixadas em um poste em frente ao Café Paulista onde hoje funciona uma loja de imigrantes chineses.
“Quando fechava o alto-falante, a praça que ficava sempre cheia despovoava, o som era transmitido do coreto, que tinha uma pequena torre. Isso foi em 1940, ainda com o Eudóxio, que depois vendeu para o Romeu Silva, que por sua vez vendeu para o dentista José Garcia de Oliveira, que transferiu para o Hermínio Gaino, tendo a mim como sócio”, relatou Jairo ao projeto Arquivo de Lembranças em 2012 sobre o serviço que chamava-se Rádio Audição Pública e funcionava das 19h às 22h.
A partir dos anos 50 do palco do recém construído Cine Ourinhos a Rádio Clube começou a transmitir ao vivo apresentações musicais com artistas locais, Norton era o apresentador do Programa intitulado Calouros ZYS7 e do Clube Infantil que acontecia aos domingos após horário da missa matinal.
Jairo Teixeira Diniz também trabalhou por muitos anos na Ferrovia São Paulo Paraná/ RVPSC/RFFSA, condição que fez com que adotasse o nome de “Norton Cunha” para diferenciar o ferroviário do radialista, contou ele que faleceu em 2014 aos 93 anos. Nas imagens cenas das apresentações transmitidas do Cine Ourinhos pela ZYS7 Rádio Clube de Ourinhos intitulada a emissora “Rainha do Vale do Paranapanema”.
Imagens acervo J.T. Diniz