×

Protesto de moradores de quatro bairros em Ourinhos pede embargo de obra da prefeitura

Protesto de moradores de quatro bairros em Ourinhos pede embargo de obra da prefeitura

Moradores não querem a construção da Casa da Mulher na área verde do bairro Jardim São Silvestre

Por Daniele Gonçalves
19/09/2023

Moradores dos bairros São Silvestre, Furlan, Nazareth, Estoril e Vilar Ville se reuniram nesta segunda-feira, dia 18, para protestar contra uma obra da prefeitura de Ourinhos, localizada na avenida Getúlio Vargas. A manifestação visa paralisar a realização das obras que servirão de abrigo aos projetos “ Casa da Mulher” e CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

Com placas como “Apoiamos a Casa da Mulher , mas na área verde não “ e “ Temos que preservar, não deixem destruir nossa área verde”, os manifestantes protestaram contra o que afirmam ser uma total desvalorização do bairro e um desrespeito ambiental. Um abaixo-assinado organizado pelo movimento já está sendo feito com o objetivo de reunir muitas assinaturas.

De acordo com moradores, a área é residencial e o local da obra é destinada à uma futura área de lazer, como está no plano diretor do município.
Eva Cristina Magrinelli Faustino, que mora no bairro há 25 anos, está indignada com a construção. “ Por ser uma área verde nossa, de nosso bairro, não abrimos mão de nossa área verde…”, disse ela. De acordo com a moradora Priscila Rossini, no site da prefeitura é possível ver a área demarcada em verde. “ Aqui temos o quadro mostrando que ali onde estão, infelizmente, iniciando a construção da “casa” , é área verde”, afirmou.
Ainda de acordo com os moradores, reuniões já foram feitas anteriormente com políticos do município, para pleitear uma área de lazer no local.
Além dessa reivindicação, o grupo tem outra preocupação em relação à construção desses serviços sociais.

“ O nosso bairro é maravilhoso, nossa área verde idem. O tal Centro de Reabilitação iria acabar com a tranquilidade das famílias e consequentemente uma desvalorização de nosso amado bairro”, falou Gabriel Garcia.
“ Nós queremos esse espaço para as nossas crianças e não para obra social. Nós entendemos que obra social é importante, apoiamos essa iniciativa, mas não aqui,” completou Priscila.

A Prefeitura de Ourinhos já iniciou as obras de construção e implantação da Casa da Mulher no bairro São Silvestre, na avenida Getúlio Vargas. O espaço seria voltado para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas às mulheres vítimas de discriminação e violência.
Os moradores fazem questão de dizer que apoiam a iniciativa mas não concordam que seja feita em área residencial. “ O que mais tem em Ourinhos, são terrenos em áreas afastadas que poderiam muito bem ser o local apropriado do tal centro,” concluiu Gabriel. O protesto seguiu até a Câmara dos Vereadores em busca de apoio e maior visibilidade. Nós entramos em contato com a prefeitura mas até o momento dessa publicação, não recebemos nenhuma nota.

Imagem do mapa da área no plano diretor indicando como área verde

You May Have Missed