Território Expresso promove o 2º Sarau Transitando Pelo Interior sábado (18) na Praça do Caló

No próximo dia 18 de maio, sábado, acontece  em Ourinhos o 2º Sarau Transitando Pelo Interior,  o evento faz parte do projeto Território Expresso, escrito e produzido por pessoas Trans do interior paulista, das cidades de Assis, Marília e Ourinhos.

A primeira cidade do interior que abraçou o projeto foi o município de Marília, em Ourinhos o sarau terá como palco a  Concha Acústica Sérgio Nunes da praça  do Caló em frente ao SENAC a partir das 14 horas.

Atividades no evento vão desde rodas de conversa, oficinas, feira de economia criativa e solidária, o principal  intuito do festival é chamar a atenção para a promoção da saúde e empregabilidade para pessoas trans do oeste paulista.

Preconceito e desemprego

O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo, segundo o relatório da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Por outro lado, o número de pessoas trans absorvidas pelo mercado de trabalho formal tem crescido a cada ano no país.

De acordo com um dossiê da Transempregos, plataforma que conecta profissionais a vagas de trabalho, em 2022 houve um aumento de 40% das contratações em comparação com o ano anterior.

Ainda assim, apenas 4% da população trans feminina possui empregos formais no Brasil, de acordo com dados do Dossiê Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras publicado pela Antra.

Embora seja crime no Brasil, a transfobia é um dos causadores da exclusão de pessoas trans no mercado formal de trabalho. O estigma sofrido por essa comunidade vai desde olhares incômodos na hora da entrevista ao não uso do nome social, mas também passa pela má divulgação da vaga, onde pessoas trans não têm acesso à informação, ou até por níveis de exigências muito altos que excluem a comunidade.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info