×

1ª Edição do ‘Remonta’ contagia público com apresentações musicais e artísticas

1ª Edição do ‘Remonta’ contagia público com apresentações musicais e artísticas

 

No último dia 8, aconteceu na Praça dos Skatistas, a 1ª Edição do Remonta, cujo evento foi organizado pelo Coletivo Geni e reuniu as mais variadas atrações, contando com bandas, exposições de artes plásticas, poemas, artesanatos, além de oficinas. O nome do evento se inspira no cd do cantor Liniker, de mesmo nome, e que representa a mescla cultural à qual o Coletivo se propõe a enaltecer.

O evento foi aberto com a apresentação da dupla Jaqueline Del Nobile e Bruna Pires, cantando de Bang da Anitta à Cazuza.

 

 

Enquanto isso, ao lado do palco, na chamada “piscina” da praça, começaram a se desenvolver os trabalhos das oficinas de Origami, ministrada por Gabriel Guimarães Machado e a de Zine, organizada pelo Bruno Antunes.

 

 

 

 

 

Na sequência, subiram ao palco, os garotos do Conexão Green, trazendo um rap autoral, que se comunica diretamente com o público usual da praça.

 

 

 

 

 

 

 

A terceira banda a se apresentar foi a da cantora Daniella, que cantou e encantou interpretando de Mutantes a Novos Baianos.

 

 

 

 

 

Um pouco mais afastado da praça, logo depois da arquibancada, aconteceu a oficina de Expressão Corporal, comandada por Giovanna Manfrin.

 

 

 

 

 

Enquanto isso no palco, tocava a banda de Palmital dos integrantes do Coletivo CASU (Coletivo Artístico de Sustentabilidade Urbana), trazendo um pouco do reggae mais clássico, dando um novo tipo de energia ao evento, fazendo com que as pessoas que estavam espalhadas pelos arredores da praça, se juntassem para dançar na frente do palco.

 

 

 

 

 

 

O ponto alto da noite se iniciou com a performance teatral de Valfredo Inforzato, que chocou todo o público presente interpretando uma adaptação do monólogo da ‘Puta do Manicômio’ de Dario Fo, que conta a história de uma transexual machucada pelas suas vivências, mostrando em poucos minutos como foi sua trajetória até chegar ali. Toda a plateia silenciou assim que ele começou o seu número, e ao término da apresentação, o público se levantou para aplaudi-lo em pé, tamanha a emoção que foi transmitida em seu ato.

 

 

 

 

 

Logo em seguida, subiu ao palco a banda Desertores, composta por professores do curso de psicologia das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos), que deu um show na voz e rebolado de Luiz Bosco, com uma interpretação fenomenal de Pycho Killer do Talking Heads.

Enquanto a banda tocava The Doors, o vocalista ainda deu um ‘giro’ pela feira, parando para comprar uma cerveja enquanto o guitarrista fazia seu solo, retornando no momento exato de continuar seu show e finalizar a música, fazendo toda a plateia ‘sair do chão’.

 

 

Em seguida, se apresentaram as quatro meninas do ‘Tons Afro’, que arrancaram choro e suspiros de toda o público presente à praça, com suas vozes diferentes umas das outras, mas que juntas formam um grupo harmonioso e sem igual.

 

 

 

 

 

 

 

O auge da apresentação das meninas, foi quando interpretaram ‘Mulher do Fim do Mundo’, de Elza Soares, que contou com a participação especial da tatuadora Luana Picolli que dançou enquanto elas cantavam, fato que tornou aquele momento que já era maravilhoso, algo único na história daquela praça.

 

 

 

 

 

Para terminar o show e a noite, a cantora Vanessa Machado se juntou à banda e cantou ainda duas músicas e a parte coberta da praça quase veio à baixo tamanha a potência e afinação de sua voz, arrepiando a todos.

 

 

 

 

Após o final do show, Eduarda Rodrigues organizou um círculo dentro da parte coberta, entre os que estavam presentes ali, a fim de celebrar a diversidade e a união entre todos.

Estiveram presentes ao ‘Remonta’ pessoas de todas as classes sociais, cores, gêneros, religiões e idades, cujo evento – que nasceu para espalhar aquilo que Ourinhos e região têm de melhor e celebrar a diversidade – atingiu em cheio seu objetivo.

Ao final, Janine Cecília, uma das organizadoras do Remonta, agradeceu a cada um dos participantes e também àqueles que não foram, mas que contribuíram, direta ou indiretamente para que o evento acontecesse. “Posso dizer que essa foi uma das melhores experiências da minha vida e quero convidar desde já, a quem não pôde estar presente nesta primeira edição, que venha para a próxima, ‘Remontar’ conosco”, ressaltou.

Veja o vídeo com os melhores momentos do Remonta, no link:  https://www.youtube.com/watch?v=OKz8Xat3Hy8&t=13s

 

Diversidade marcou o evento

 

Fotos: Camila López 

 

 

 

You May Have Missed