Convenio IAMSPE/Sta Casa: Dep Enio Tatto atua pela volta do atendimento
Passados um ano e sete meses após a Santa Casa de Ourinhos oficializar o descredenciamento do convênio com IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual em agosto de 2020, no início da pandemia, a assistência à saúde dos servidores públicos do estado só piorou. Para muitos servidores a situação é desesperadora.
O convênio encerrado por opção do hospital ourinhense foi justificado alegando prejuízos pela defasagem de valores repassados a instituição pelo IAMSPE. A falta do atendimento na Sta Casa de Ourinhos – tido como hospital de referencia na região – vem prejudicando sobremaneira milhares de servidores públicos estaduais e seus dependentes de Ourinhos e várias cidades da região que utilizavam o convênio para tratamentos médicos e exames.
O impasse para um acordo e restabelecimento do atendimento se dá no reajuste dos valores da tabela de procedimentos como condição exigida pela Sta Casa de Ourinhos. O IAMSPE repassa valores padronizados a toda rede credenciada, o que o hospital ourinhense solicita foge das normas e modelo do que é igualmente repassado as outras unidades de saúde conveniadas.
Até 2020 o hospital de Ourinhos recebia 400 mil mensais do instituto (4.800 milhões por ano) para atender cerca 7 mil conveniados incluindo dependentes e aposentados.
Desde então usuários locais do IAMSPE são obrigados a buscar atendimento, inclusive de urgência, em outras cidades como Marília, Cândido Mota, Tupã, Santa Cruz do Rio Pardo.
Várias tentativas de reestabelecer o convenio já foram realizadas por meio de associações e sindicatos de servidores do estado na cidade como Apeoesp, Afuse e Afoel sem que houvesse um efetivo avanço para um novo convenio. De tudo que se sabe há forte intransigência por parte da Sta Casa de Ourinhos.
Diante desse quadro que perdura o Deputado Estadual Enio Tatto (PT-SP), tem destinado atenção a essa lamentável situação a qual os servidores estaduais de Ourinhos estão submetidos. Tatto tem sido um interlocutor essencial para que o IAMSPE e a Sta Casa encontrem o entendimento necessário para que os servidores voltem a ser atendidos com respeito e dignidade.
O deputado protocolou na Assembleia Legislativa paulista em setembro de 2021 um pedido de informações sobre a questão IAMSPE / Sta Casa de Ourinhos, oficiado ao Secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado Cauê Macris.
Como não até o momento não houve resposta, um novo requerimento reiterando a necessidade de respostas foi protocolado em 24 de fevereiro ultimo.
Veja a integra do reqerimento que trata do restabelecimento do convenio entre o hospital e o instituto: