×

Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos tem novo dirigente

Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos tem novo dirigente

Elton Antonio Simão

Desde o dia 19/05/2023, o professor Elton Antonio Simão responde como Dirigente Regional de Ensino de Ourinhos, ele foi designado a partir de 17 de Maio conforme publicação de 20/05/2023 no Diário Oficial do Estado. Ele substitui Sandra Regina Andrade de Oliveira que  ocupou o cargo por 3 anos e agora atuará como Supervisora de Ensino na DRE.

O novo dirigente vem de Santa Cruz do Rio Pardo onde reside, tem 38 anos, é licenciado em Letras-Inglês-Espanhol, Pedagogo, Pós-graduado em Educação Especial e atua na Educação Pública desde 2005. Ocupou as funções de Professor Coordenador Pedagógico, Vice-diretor, Diretor de Escola regular e diretor de Escola do Programa Ensino Integral, trabalhando em várias escolas da região de Ourinhos.

Na EE Dr Genésio Boamorte, em Santa Cruz do Rio Pardo, conquistou juntamente com a equipe escolar o 2º lugar no Prêmio Gestão Escolar 2020 – Etapa Estadual, sendo a unidade piloto na implantação do Programa Ensino Integral na região.

Na manhã desta 5ª feira Elton Antonio Simão concedeu uma pequena entrevista a reportagem do Contratempo, confira:

Como educador e agora assumindo o cargo de direção regional, o senhor tem responsabilidades intransferíveis?

O papel do Dirigente Regional de Ensino engloba diversas funções intransferíveis, dentre elas gerir os Centros e Núcleos da Diretoria de Ensino para que sejam realmente um apoio efetivo aos professores e gestores, visando a melhoria da qualidade de ensino.

Além disso, o Dirigente atua quanto à instrução processual em relação à contratos diversos observando os trâmites legais, no acompanhamento das demandas relacionadas aos convênios (Transporte, Alimentação, Currículo em Ação, dentre outros) com os 12 (doze) municípios da nossa regional e, principalmente, nos encaminhamentos pedagógicos junto à Equipe da Supervisão de Ensino e ao Núcleo Pedagógico de forma a construir ações focadas nas demandas pedagógicas, na gestão de pessoas e dos resultados de aprendizagem dos estudantes.

Quais as principais questões que afetam atualmente o sistema de ensino público no âmbito da diretoria de ensino local?

Inicialmente nosso grande desafio é melhorar a frequência dos estudantes das escolas da nossa região. Tal desafio demanda intervenções com celeridade visto que as faltas interferem diretamente no sucesso escolar, quanto menor o número de ausências, maior é a aprendizagem dos estudantes.

Apoiarei presencialmente a equipe gestora das escolas estaduais, com auxílio no acompanhamento da plataforma Escola Total da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para diagnóstico e busca ativa destes estudantes. Nós, profissionais da Diretoria de Ensino consideramos que cada unidade escolar possui uma cultura e pontos de melhoria específicos, e o apoio constante, considerando a realidade de cada escola, pode trazer resultados importantes para a melhoria geral do ensino em nossa região.

Outro ponto é a ampliação da utilização dos recursos digitais, de tecnologias e de metodologias ativas priorizando práticas de “mão-na-massa” em sala de aula, de forma a otimizar a interação do estudante com os objetos de conhecimento estudados. É preciso criar cada vez mais estratégias para o desenvolvimento do estudante como protagonista, ampliando as possibilidades de construção do conhecimento e desenvolvendo ao mesmo tempo as habilidades da cultura digital. Neste ponto, a formação das equipes de forma  planejada e implementada pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino e o apoio total são de extrema importância para o sucesso das ações.

 O Senhor é bem avaliado por professores até mesmo do meio sindical, que enfrentaram o desmonte tucano no setor. Para muitos professores o atual governo tem enunciado um desmonte ainda mais ampliado. Como espera equilibrar essa questão junto aos seus pares?

Meu cargo de atuação efetiva é o de Diretor de Escola e partindo da vivência do “chão da escola”, ciente de todos os desafios que a atuação didático-pedagógica oferecem, acredito ser fundamental uma atuação democrática e com garantia de amplo e ininterrupto diálogo, seja em apoio presencial às escolas ou em reuniões com as Comunidades, Professores, Diretores, Coordenadores de Organização Escolar, Coordenadores de Gestão Pedagógica e Supervisores de Ensino. Considero que cada espaço é um momento importante de troca de vivências, de exercitar a empatia, principalmente, de “olhar” para as diversas realidades com foco na cooperação.

O foco estará sempre voltado em realizar um trabalho coletivo e participativo para que todas as ações estejam voltadas à busca da melhoria da qualidade de ensino, à correção de rumos e à busca por uma aula que ensine mais e seja mais atraente ao estudante, seja de forma local ou buscando apoio junto a Secretaria de Educação Estadual.

Nosso foco é investir energia em pontos que refletem diretamente na qualidade das aulas e na satisfação dos profissionais nas Escolas e na Diretoria de Ensino com responsabilidade, flexibilidade e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos nas escolas, segundo princípios éticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

You May Have Missed