Escritório do Iamspe em Ourinhos luta para permanecer na cidade
Nesta semana, aconteceu uma situação constrangedora vivida por uma funcionária do escritório regional do Iamspe em Ourinhos.
Na quinta-feira, 09, após boatos que circulavam há duas semanas na cidade, de que o escritório seria fechado já que o convênio entre o Iamspe e a prefeitura, que venceu no dia 28 de janeiro, não seria renovado, uma funcionária recebeu a visita de um representante do Iamspe de Marília, que determinou que ela juntasse seus pertences, pois o escritório seria fechado e desativado.
Ao ser avisado pela funcionária do escritório, o representante da Comissão Municipal do Iamspe em Ourinhos e Aojesp na saúde, Enizal Vieira, rapidamente entrou em contato com o Chefe de Gabinete da prefeitura, que afirmou que havia acontecido um equívoco e determinou que fosse suspensa a retirada dos móveis e fechamento do escritório, evitando assim que a situação fosse concretizada. “Realmente houve um mal entendido e passaram a ordem para o fechamento do escritório, mas foi suspensa a determinação mesmo sem a renovação do contrato, e o Iamspe de Ourinhos continuará atendendo até que sejam realizada uma reunião entre o prefeito Lucas Pocay, o deputado Ricardo Madalena e Superintendente do Iamspe (Dr. Latife Junior) e Decam (Departamento de Convênios do Iamspe) na capital e Comissão de servidores, cuja data está sendo agendada e deve ser realizada em breve, mantendo assim os compromissos assumidos”, explicou Enizal.
De acordo com Enizal, ele também conversou sobre o ocorrido com o presidente do Iamspe, Roberto Cesário Bachiega, que lhe disse que não tinha conhecimento e também ficou surpreso. “Ele me disse que em breve será realizada uma reunião em São Paulo e me tranquilizou, falando sobre os compromissos assumidos pelo Chefe de Gabinete Dr. Jeferson Oliveira em nome do prefeito Lucas Pocay em renovar os contratos e apoiar a Comissão de Servidores nas reivindicações, uma delas é a permanência na cidade de Ourinhos do escritório regional do Iamspe”, revelou.
O representante da Comissão Municipal do Iamspe em Ourinhos informou ainda que conversou posteriormente com o Chefe de Gabinete que confirmou que há interesse do prefeito Lucas Pocay em renovar o contrato e manter o escritório do Iamspe em Ourinhos ”Para isso, será realizada reunião em São Paulo nos próximos dias, para a qual, o ex-deputado Mauro Bragato também está articulando um encontro com o Superintendente do Iamspe Dr. Latife Junior, para resolver o problema com urgência e obter o apoio do prefeito pra a renovação do convênio e a manutenção do escritório em nossa cidade. Além disso, o Jeferson (Chefe de Gabinete) garantiu que a prefeitura dará continuidade a parceria, mantendo os pagamentos de água, aluguel, telefone e nossa funcionária, para que passamos manter os bons serviços prestados a saúde de Ourinhos e região”, explicou Enizal.
Importância do Iamspe em Ourinhos
Em entrevista ao Contratempo, Enizal Vieira destacou a importância da renovação do convênio com a prefeitura e a manutenção do escritório do Iamspe em Ourinhos. “O escritório do Iamspe de Ourinhos atende atualmente os servidores da ativa, aposentados, pensionistas e dependentes de Ourinhos, Chavantes, Irapé , Ribeirão do Sul, Salto Grande, Ipaussu, Santa Cruz do Rio Pardo, Canitar, Ibirarema , Palmital e demais cidades de todo o Estado de São Paulo. O escritório facilita as informações necessárias de todos os atendimentos médicos na saúde oferecido pelo Iamspe, além de fazer a verificação de toda a rede Iamspe descentralizada ao Interior do Estado. Além disto, a cidade de Ourinhos é uma referência na Saúde, e ao vir a Ourinhos em busca das credenciais, entre outros assuntos da saúde, os conveniados de outras cidades da região, acabam utilizando os serviços de nossa cidade, como lanchonete, padaria e posto de gasolina, além de aproveitar para fazer compra em nosso comércio, ou seja, aquece a economia do nosso município”, ressaltou.
Referência em Saúde
O representante da Comissão Municipal do Iamspe destacou ainda que pelo fato de Ourinhos ser referência de Saúde para realizar tratamento médico, muitos pacientes de outras cidades da região procuram o ICO e o Hospital Oncológico Monzillo, além de funcionários das cidades de Marília, Bauru e Sorocaba que se deslocam para serem atendidos pelo iamspe em Ourinhos , buscando informações de médicos e outros procedimentos.
Audiência Pública em abril
Enizal informou ainda que a Comissão do Iamspe por meio do presidente Roberto Cesário Bachiega realizará uma Audiência Pública na Câmara Municipal no dia 08 de abril (sábado) para a qual foram convidados o prefeito Lucas Pocay e demais prefeitos da região, vereadores, funcionários públicos, imprensa e sociedade civil. “Durante a Audiência Pública serão discutidos assuntos relativos a saúde de Ourinhos, tais como o Convênio entre o Iamspe e Santa Casa, o aumento de verbas a Santa Casa e o contrato entre o Hospital do Câncer e Iamspe, além é claro, a manutenção do escritório regional do Iamspe em Ourinhos”, concluiu.