Escritório do Iamspe em Ourinhos luta para permanecer na cidade

Inauguração do escritório do Iamspe em Ourinhos aconteceu em junho de 2014

Nesta semana, aconteceu uma situação constrangedora vivida por uma funcionária do escritório regional do Iamspe em Ourinhos.

Na quinta-feira, 09, após boatos que circulavam há duas semanas na cidade, de que o escritório seria fechado já que o convênio entre o Iamspe e a prefeitura, que venceu no dia 28 de janeiro, não seria renovado, uma funcionária recebeu a visita de um representante do Iamspe de Marília, que determinou que ela juntasse seus pertences, pois o escritório seria fechado e desativado.

Ao ser avisado pela funcionária do escritório, o representante da Comissão Municipal do Iamspe em Ourinhos e Aojesp na saúde, Enizal Vieira, rapidamente entrou em contato com o Chefe de Gabinete da prefeitura, que afirmou que havia acontecido um equívoco e determinou que fosse suspensa a retirada dos móveis e fechamento do escritório, evitando assim que a situação fosse concretizada. “Realmente houve um mal entendido e passaram a ordem para o fechamento do escritório, mas foi suspensa a determinação mesmo sem a renovação do contrato, e o Iamspe de Ourinhos continuará atendendo até que sejam realizada uma reunião entre o prefeito Lucas Pocay, o deputado Ricardo Madalena e Superintendente do Iamspe (Dr. Latife Junior) e Decam (Departamento de Convênios do Iamspe) na capital e Comissão de servidores,  cuja data está sendo agendada e deve ser realizada em breve, mantendo assim os compromissos assumidos”, explicou Enizal.

De acordo com Enizal, ele também conversou sobre o ocorrido com o presidente do Iamspe, Roberto Cesário Bachiega, que lhe disse que não tinha conhecimento e também  ficou surpreso. “Ele me disse que em breve será realizada uma reunião em São Paulo e me tranquilizou, falando sobre os compromissos assumidos pelo Chefe de Gabinete Dr. Jeferson Oliveira em nome do prefeito Lucas Pocay em renovar os contratos e apoiar a Comissão de Servidores nas reivindicações, uma delas é a permanência na cidade de Ourinhos do escritório regional do Iamspe”, revelou.

O representante da Comissão Municipal do Iamspe em Ourinhos informou ainda que conversou posteriormente com o Chefe de Gabinete que confirmou que há interesse do prefeito Lucas Pocay em renovar o contrato e manter o escritório do Iamspe em Ourinhos ”Para isso, será realizada reunião em São Paulo nos próximos dias, para a qual, o ex-deputado Mauro Bragato também está articulando um encontro com o Superintendente do Iamspe Dr. Latife Junior, para resolver o problema com urgência e obter o apoio do prefeito pra a renovação do convênio e a manutenção do escritório em nossa cidade. Além disso, o Jeferson (Chefe de Gabinete) garantiu que a prefeitura dará continuidade a parceria, mantendo os pagamentos de água, aluguel, telefone e nossa funcionária, para que passamos manter os bons serviços prestados a saúde de Ourinhos e região”, explicou Enizal.

Importância do Iamspe em Ourinhos

Em entrevista ao Contratempo, Enizal Vieira destacou a importância da renovação do convênio com a prefeitura e a manutenção do escritório do Iamspe em Ourinhos. “O escritório do Iamspe de Ourinhos atende atualmente os servidores da ativa, aposentados, pensionistas e dependentes de Ourinhos, Chavantes, Irapé , Ribeirão do Sul, Salto Grande, Ipaussu, Santa Cruz do Rio Pardo, Canitar, Ibirarema , Palmital e demais cidades de todo o Estado de São Paulo. O escritório facilita as informações necessárias de todos os atendimentos médicos na saúde oferecido pelo Iamspe, além de fazer a verificação de toda a rede Iamspe descentralizada ao Interior do Estado. Além disto, a cidade de Ourinhos é uma referência na Saúde, e ao vir a Ourinhos em busca das credenciais, entre outros assuntos da saúde, os conveniados de outras cidades da região, acabam utilizando os serviços de nossa cidade, como lanchonete, padaria e posto de gasolina, além de aproveitar para fazer compra em nosso comércio, ou seja, aquece a economia do nosso município”, ressaltou.

Referência em Saúde

O representante da Comissão Municipal do Iamspe destacou ainda que pelo fato de Ourinhos ser referência de Saúde para realizar tratamento médico, muitos pacientes de outras cidades da região procuram o  ICO e o Hospital Oncológico Monzillo, além de funcionários das cidades de Marília, Bauru e Sorocaba que se deslocam para serem atendidos pelo iamspe em Ourinhos , buscando informações de médicos e outros procedimentos.

Audiência Pública em abril

Enizal informou ainda que a Comissão do Iamspe por meio do  presidente Roberto Cesário Bachiega realizará uma Audiência Pública na Câmara Municipal no dia 08 de abril (sábado) para a qual foram convidados  o prefeito Lucas Pocay e demais prefeitos da região, vereadores, funcionários públicos, imprensa e sociedade civil. “Durante a Audiência Pública serão discutidos assuntos relativos a saúde de Ourinhos, tais como o Convênio entre o Iamspe e Santa Casa, o aumento de verbas a Santa Casa e o contrato entre o Hospital do Câncer e Iamspe, além é claro, a manutenção do escritório regional do Iamspe em Ourinhos”, concluiu.