Lucas Pocay turbina campanha eleitoral antecipada com super exposição de Caio Lima
A corrida eleitoral para prefeitura de Ourinhos já começou a campanha antecipada e ilegal, está a todo vapor, pelo menos para o prefeito Lucas Pocay (PSD) e o grupo politico que o cerca. Pocay e os caciques do seu partido e aliados já definiram quem será o candidato para concorrer à sucessão municipal.
O nome do pretenso sucessor pinçado no “celeiro de talentos e polivalentes” do prefeito está sendo alardeando ostensivamente de várias formas e canais para torna-lo popular o mais rápido possível fazendo uso da máquina da administração pública, o que significa recursos do erário.
O ponta pé inicial da campanha antecipada foi na ultima semana de março com a distribuição de porta em porta de um folheto apócrifo frente e verso denominado “Jornal Destaque do Interior”. A cidade foi inundada com o impresso onde escancaradamente o prefeito pede voto para o escolhido dando a largada para o pleito no final de 2024.
A publicação espalhada pelos quatro cantos da cidade exaltando e “qualificando” o escolhido, sabe-se agora é de responsabilidade de Feliphe Rogato da Silva ocupante de cargo de confiança na prefeitura, CC3 nomeado como assessor na Secretaria de Comunicação. Um CNPJ em seu nome relacionado ao impresso apócrifo foi descoberto.
Embora seja proibido por lei declarar candidatura antes da hora e fazer qualquer pedido de voto de forma explícita ou implícita, o ex vereador está aparecendo na mesma medida e até mais que o chefe na propaganda oficial da PMO e nas redes sociais do próprio prefeito com manifestações explícitas de pedido de voto.
Tudo que envolve a divulgação de ações da gestão atual tem sido estrategicamente elaborado para favorecer a super exposição do candidato de Lucas Pocay forçando a narrativa de reconhecida competência para a cadeira de prefeito e manutenção do seu grupo politico no poder. O escolhido apesar de ter sido eleito vereador por um segmento da igreja católica, é ruim de voto para prefeito, existe um enorme esforço e uso da maquina governamental com objetivo de torna-lo palatável para população.
Pocay conta com apoio de vários sites noticiosos publicadores de releases oficiais que de alguma forma acabam recebendo por isso. Inclusive um determinado site noticioso que dizem por aí mudou de nome, que rima com “Lavando a Égua”, pois supostamente, fez um acerto para não fustigar o chefe do executivo com noticias e abordagens desfavoráveis.
Fustigação que até bem pouco tempo era praxe nas paginas de redes sociais do referido site noticioso que agora tem se dedicado a diariamente a publicar obituário, amenidades e claro, a propaganda oficial disfarçada de notícia.
Radio “Educativa” : porta voz oficial
Também todas as emissoras de rádio locais, “amigas” da administração municipal, cujos microfones estão abertos a qualquer instante para propagandear isso ou aquilo carregando fortemente o viés de campanha eleitoral antecipada com Caio Lima sempre a tiracolo com o prefeito. Entre essas emissoras a rádio Melodia FM, o único canal de rádio (concessão pública) educativa destinado ao município de Ourinhos tem sido usada como principal porta voz do prefeito.
A emissora embora possua a outorga de radio educativa tem sua grade programação ocupada por diversas igrejas pentecostais fazendo proselitismo religioso e politico, é “administrada” pelo locutor Luiz Alberto de Melo (o laranja) sob a batuta de Inácio J. B. Filho ex vereador ocupante de cargos de secretário municipal desde o primeiro mandato de Pocay.
O escolhido
Sua transferência para Secretaria de Governo mais atrelada ao gabinete do prefeito anunciada ontem (19/03), é parte dessa estratégia de exposição massiva para torna-lo mais conhecido.
A lambança das cadeiras e cargos
O troca troca no secretariado de Lucas Pocay nota-se, visa somente azeitar o staff de campanha, abrigar e compensar apoiadores, como Marcio José Domingos um novato na politica que concorreu à vereança na ultima eleição. Conhecido como “Marcinho da Tia Lú” (nome em referencia a lanchonete em que trabalhava) trabalhou para a reeleição de Pocay, mas não se elegeu.
Ele é irmão da atual Superintende da SAE, Edna Valentina Domingues e como recompensa ganhou cargo em comissão. Agora o ex gerente de lanchonete vai assumir uma cadeira na Câmara no lugar de Santiago Lucas que ganhou uma chefia na Secretaria de Serviços Urbanos.
A transferência de Caio Lima para Secretaria de Governo foi engendrada com exoneração de Silvonei Rodrigues, o popular “Esquilo”, da Secretaria de Infraestrutura e Obras agora ocupada por Inácio J. B. Filho.
Para o lugar de Inácio na Secretaria de Serviços Urbanos o indicado é Santiago de Lucas Ângelo (União Brasil), apadrinhado politico e herdeiro politico de “Esquilo” que deixará a Câmara Municipal cuja cadeira legislativa será ocupada pelo suplente “Marcinho da Tia Lú”.