Ourinhense se destaca nas Olimpíadas do Rio como Chefe da Equipe de Tiro Com Arco

Joice é Chefe de Equipe da Seleção Olímpica de Tiro com Arco

Em um momento em que os olhos do mundo todo se voltam para o Brasil, mais especificamente para a cidade do Rio de Janeiro, onde acontecem as Olimpíadas, que pela primeira vez é realizada em solo brasileiro, a ourinhense Joice Regina Simões é destaque no Tiro com Arco, onde atua desde 2014 como Chefe de Equipe da Seleção Olímpica da modalidade.

No sábado, 06, Joice viveu sua maior emoção no esporte: a equipe masculina de tiro com arco sob seu comando participou das oitavas de final da modalidade e apesar de não se classificar sendo derrotada pela equipe da China (6 a 2), ficando com o 9º lugar na competição, todos foram aclamados como astros pela torcida brasileira que lotou as arquibancadas do Sambódromo (leia abaixo).

Em entrevista exclusiva ao Contratempo, Joice contou sobre sua trajetória como esportista até se tornar Chefe da equipe olímpica de tiro com arco. “Tive o orgulho de representar a minha cidade como técnica em várias finais estaduais, campeonatos brasileiros,  jogos regionais e Abertos, na modalidade de xadrez, conquistando mais de 30 medalhas representando Ourinhos. Em 1994 me formei em Educação Física e comecei  a lecionar em 1995, em Ourinhos. Em 2011, tive uma oportunidade e me mudei para Campinas, onde trabalhei com formação de base em futebol feminino, basquete masculino e atletismo. Em 2012, passei no vestibular da FUVEST e entrei na USP para cursar Ciências, em minha segunda graduação, e comecei a estudar Meteorologia e o estudo em Biometeorologia me pareceu fascinante,  visto que o desgaste físico decorrente do clima compromete o resultado em competições esportivas. Com isso, fui convidada a estagiar com a equipe de Tiro Com Arco que na época (2013) treinava em Campinas. Tive abertura pra colocar as minhas ideias em prática e em pouco tempo comecei a atuar como auxiliar em assuntos técnicos.  Estudei muito e abri mão de muitas festas na faculdade pra associar meus estudos, emprego e ideal profissional”, conta.

A medalha inédita no Pan 

Em 2014, Joice foi chamada para um curso de Chefes de Modalidades no Comitê Olímpico Brasileiro, sendo efetivada como Chefe de Equipe da Seleção Olímpica de Tiro Com Arco e convocada para os Jogos Pan-americanos de Toronto.  ” Nós ganhamos a medalha inédita de bronze por equipe e seguimos com a preparação para os Jogos Olímpicos. Em 2015, me mudei para o Rio de Janeiro a trabalho morando com os atletas, mas ainda ia pra minha casa em Campinas. Em 2016, a equipe e eu nos mudamos para a CCFEX, órgão pertencente ao Exército Brasileiro, localizado na Urca, no Rio de Janeiro e aí,  partimos para a preparação final rumo aos Jogos Olímpicos”, explica.

A realização de um sonho 

A participação em uma Olimpíada, ainda mais no Brasil,  é a realização de um grande sonho da vida de Joice, que nos contou emocionada como foi a experiência vivida no primeiro dia de competições de tiro com arco. “A receptividade que tivemos no sábado, foi maravilhosa, uma emoção única, recebendo apoio irrestrito e sendo festejados como se tivéssemos ganho uma medalha de ouro, sem dúvida, será uma lembrança que guardarei pra sempre em minha memória”, revelou.

Orgulho dos pais

Para os pais de Joice, Lauro Simões e Maria Mendes Simões, que residem em Ourinhos até hoje, é um orgulho enorme ter uma filha participando de uma Olimpíada no Brasil, representando não apenas nossa cidade, mas todo o país, na maior competição esportiva do mundo.   “Nós sempre apoiamos a Joice em tudo que se propôs a fazer, e sem dúvida, ela merece tudo que conquistou até aqui, e para nós, como seus pais, é uma grande alegria e nos dá muito orgulho, termos uma filha como a Joice, que é uma batalhadora e uma grande vencedora”, ressaltaram.

 

A arqueira Ane ao lado de Joice, após se classificar para as oitavas de final

Arqueira se classifica para as oitavas de final

Na tarde desta segunda-feira, 08, a arqueira Ane Marcelle dos Santos, obteve de forma inédita, a classificação para as oitavas de final na categoria individual, após superar a adversária japonesa em uma prova emocionante. Após a conquista, foi compartilhar sua alegria com a  Chefe de Equipe da Seleção Olímpica de Tiro com Arco, que a parabenizou e ressaltou a conquista histórica para a modalidade no Brasil. “Independente do que vier a acontecer, já fizemos história nesta Olimpíada, pois pela primeira vez, a equipe se classifica as oitavas de final, na categoria individual. Para mim é uma alegria enorme e uma emoção muito grande fazer parte desta história”, destacou Joice.

 

 

 

 

Equipe Olímpica de Tiro com Arco


Equipe masculina é aclamada por torcida brasileira no Sambódromo  

Quem disse que o Brasil é só o país do futebol? Mesmo sem fama na terra de Pelé e Neymar, o tiro com arco ganhou status de esporte favorito dos brasileiros na manhã de sábado. Na arquibancada da Marquês de Sapucaí não sobrou espaço, a torcida compareceu em grande número e fez festa do começo ao fim.

Da pista de competição, o trio de arqueiros não acreditava. A energia que vinha da torcida era mesmo contagiante. Mesmo eliminados, os atletas brasileiros estavam contentes, com o apoio e em fazer do tiro com arco, mesmo que por um dia, a modalidade número 1 da plateia que lotou o Sambódromo.

 

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info