Santa Casa recua e aumenta número de vagas para estágio de alunos de enfermagem da ETEC

Fernando Abreu, Dr. André Mello e Manoel Carmo Jr.

Após mais de três meses de negociação  entre a Etec e a Santa Casa sem êxito, fato que culminou com uma manifestação de estudantes e professores do Curso de Enfermagem no último dia 04, em frente a Câmara, ocasião em que alunos entregaram uma carta com abaixo assinado e um ofício elaborado pela direção da ETEC ao secretário estadual de Agricultura Arnaldo Jardim, pedindo a interferência do governador Alckmin junto a Santa Casa, para que a Entidade revisse sua decisão anterior em diminuir o número de vagas de estágio em seu hospital, finalmente nesta quinta-feira, 16, foi anunciado um acordo entre a ETEC e a Santa Casa, em que será mantida a demanda necessária, com a oferta de 56 vagas, divididas igualmente entre os períodos da manhã, tarde e noite.

A reunião que selou o fim do impasse da oferta de vagas na instituição hospitalar foi intermediada pelo Secretário Municipal da Saúde de Ourinhos, André Luis Camargo Mello.  O diretor da Etec, Manoel Rodrigues do Carmo Jr., e o administrador da Associação da Santa Casa, Fernando Alberto Paderno Abreu, representaram suas entidades.

“A parceria com a Santa Casa é a mais antiga mantida por nossa escola e tínhamos certeza que chegaríamos a um consenso. Afinal, somos instituições de grande importância para nossa cidade e região”, diz Carmo Jr. “Sempre confiamos na sensibilidade da diretoria da Santa Casa e gostaríamos de agradecer, indistinta e publicamente, a todos aqueles que se envolveram para alcançarmos o resultado esperado, em especial ao Sr. Abreu, que soube entender nossa posição e buscou uma saída bastante adequada ao caso”.

O período de negociações não interferiu na formação dos alunos. “Enquanto não encontrávamos o melhor ponto para fecharmos a questão, a Santa Casa continuou atendendo as necessidades da escola e os estudantes realizaram o estágio obrigatório normalmente”, pontuou Abreu. “Dessa forma, com a definitiva assinatura do aditamento do convênio, não teremos qualquer prejuízo às turmas em andamento, o que foi nossa preocupação constante neste período”, concluiu.

“Tanto a Santa Casa quanto a Etec são vitais para nossa cidade. Essa parceria já rendeu muitos benefícios e vai continuar atendendo a necessidade de formação de profissionais de qualidade na área de saúde, algo indispensável para Ourinhos”, disse Mello.

Impasse impediu formação de nova turma

Apesar de ter chegado a um acordo, o impasse que impediu a renovação do convênio entre a ETEC e a Santa Casa que deveria ter ocorrido em março, fez com que o Centro Paula Sousa suspendesse a abertura de inscrições para duas novas turmas do Curso de Técnico em Enfermagem no 2º semestre deste ano, como deveria acontecer normalmente, fato que deve provocar um aumento na procura pelo curso no ano que vem, já que a demanda ficará represada.

Alunos do Curso de Enfermagem da ETEC durante manifestação pela manutenção do número de vagas de estágio na Santa Casa