Semana terá temperaturas elevadas, frio chega na sexta feira com mínima de 8 graus

 

Nesta segunda-feira o sol apareceu entre nebulosidade variável e não há previsão de chuvas, porém na próxima 5ª feira uma nova frente trará avança com ventos frios e possibilidade de chuvas isoladas na região. Já  na sexta-feira (15) o ar frio ganha força e a madrugada e primeiras horas do dia serão geladas na região. Ao longo do dia o sol estará presente  e não há condições de chuvas. Hoje a mínima foi de 14ºc e a máxima poderá atingir 29ºc… confira a previsão semanal:

 

A região sul do Brasil acabou de vivenciar no último final de semana o novo Ciclone extratropical que felizmente foi menos intenso e mais curto. A previsão para a semana que se inicia do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET no entanto,  projeta que a partir de quarta-feira o Brasil tem a presença de um novo Ciclone extratropical o INMET indica que junto desse ciclone uma nova onda de baixas temperaturas deve prevalecer e não vai se restringir apenas a região centro-sul do país.

A partir de quarta-feira uma frente fria vai avançar também pelo Sudeste e logo em seguida haverá um ar mais frio e seco que vai trazer  um declínio bastante acentuado em toda região sul.  Também no centro-oeste dando origem  a mais uma onda de  friagem na região norte do centro-oeste principalmente Rondônia,  Mato Grosso e  Mato Grosso do Sul a partir de quinta e sexta-feira desta  semana.

Outra região do Brasil que sofreu bastante com a presença de chuvas no último final de semana foi a costa Litorânea do nordeste em especial o estado de Alagoas dados divulgados na manhã de domingo pela defesa civil Estadual contabilizam mais de 22 mil pessoas desejadas e desabrigadas em razão da alta precipitação para a região.

Apesar de projetar a persistência de chuva para Costa Litorânea do Nordeste neste início de semana a meteorologia  indica que ela deve ter menor intensidade persistindo chuvas na faixa leste do Nordeste ali entre o recôncavo baiano  e  Rio Grande do Norte  e  áreas ali entre Alagoas, Sergipe,  Pernambuco sem risco de chuva intensa para essa semana.

A nova frente fria deve avançar pelo sul do país já nessa segunda-feira e seguir pelo litoral de São Paulo,  as temperaturas máximas caem em especial no Rio Grande do Sul devido ao aumento da nebulosidade da chuva, o ar frio avança sobre o centro sul do país com tendência de queda de 10 a 12 graus a partir de quarta-feira .

Fonte : CPTEC – Centro de Previsão de Temo e  Estudos Climáticos /INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info