Professora Haid Chiaradia morre aos 83 anos nesta 2ª feira

Faleceu na tarde desta 2ª feira a professora Adelheid Maria Litzinger Chiaradia aos 83 anos. Haid como era mais conhecida foi esposa do ex prefeito de Ourinhos Clóvis Chiaradia.  Exerceu mandato de  vereadora de 1997 a 2000  e ocupou o cargo de secretária de Educação na gestão do marido falecido em agosto de 2021.

 

Haid estudou Biologia na instituição de ensino PUC-PR com Pós Graduação Latu Sensu em Biologia celular na UnB – Universidade de Brasília e também cursou  Filosofia na UNESP em Marilia. Lecionou durante anos  nas instituições de ensino  Colégio  Sto Antônio Objetivo e  Colégio Drummond – Anglo.

 

Conforme nota enviada pela família, Adelheid nasceu na cidade de Castro no Paraná,  aprendeu português aos 4 anos, quando foi para escola e começou a trabalhar aos 14 anos. Seu primeiro emprego foi na secretaria de uma escola,  cursou de História Natural (que hoje corresponde ao curso de Biologia e de Geologia) na Universidade Católica do Paraná (hoje é a PUC-Curitiba).

Na época em que era estudante em Curitiba foi integrante da JUC (Juventude Universitária Católica) e professora de alemão no Instituto Goethe, matéria que leciona até hoje. Foi professora de biologia e ministrou a última aula no dia em que completou 80 anos.

Foi Secretaria da Educação em duas administrações municipais (Esperidião Cury e Clovis Chiaradia).

Nestas ocasiões:

-introduziu a pedagogia do amor na rede municipal (Paulo Freire)

-criou os Núcleos de Educação Infantil, organizando a rede municipal pedagógica e logisticamente;

-iniciou a municipalização da educação fundamental;

-iniciou/incrementou a organização de diversos eventos culturais, inexpressivos anteriormente;

-organizou concursos para escolher o Hino de Ourinhos e o livro de história de Ourinhos  (Ourinhos, Memórias de uma Cidade Paulista)

Foi a primeira vereadora mulher de Ourinhos

Sempre se posicionou politicamente

O Jornal  Contratempo está em  busca de mais informações acerca do falecimento de Haid Chiaradia em  breve atualizaremos esta reportagem .