Projeto de Lei exige divulgação de lista de espera de cirurgias eletivas

Quem depende do sistema único de saúde para cirurgias eletivas sofre com a longa demora e a falta de informações sobre quando o procedimento será realizado.  Essa é a situação de milhares de pessoas em todo Brasil.

Embora os atendimentos sejam disponibilizados via governo do estado, os municípios são os responsáveis por gerenciar e concluir os atendimentos através das secretarias de saúde de cada cidade.

Em Ourinhos não é diferente, são centenas de pacientes que amargam a demora e são ignorados quando se trata de informações  da secretaria de saúde sobre quando consultas, exames  e principalmente cirurgias eletivas serão realizadas, são inúmeros casos em que a espera de leva anos.

Uma tentativa de acabar pelo menos com a falta de informação,  é a aprovação na Câmara dos Deputados de um projeto de lei que exige que os estados e municípios ofereçam a uma lista atualizada online e de fácil acesso,  para que os pacientes possam consultar a sua posição na fila para cirurgias eletivas consultas e exames.

A medida tem o objetivo de dar transparência e mais tranquilidade a quem espera por esses procedimentos.  O projeto agora volta para o Senado e caso aprovado segue para a sanção do presidente Lula.

Para saber mais sobre essa iniciativa o Jornal Contratempo a reproduz a reportagem da TV Brasil que aborda o assunto. Confira.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info