Torneirada – Nova ETA apresenta vazamento após inicio funcionamento

 

Momento da “Torneirada” , o banho de torneira para marcar a inauguração da Nova ETA

Com a promessa de garantir o acesso à água potável para todos os cidadãos e sob inúmeras controvérsias com embates na justiça em torno de questões a cerca das reais causas do problema da falta d’água em Ourinhos, o prefeito Lucas Pocay inaugurou na quarta-feira (22) uma compacta Estação de Tratamento de Água que vem sendo chamada de Nova ETA.

Cercado de secretários, vereadores e servidores da prefeitura e SAE e, na presença da primeira dama Luana Pocay, da Superintendente da SAE Edna Valentina Domingues e dos seus pais o ex-prefeito Claury Alves da Silva e a esposa Beth, Lucas Pocay tomou uma “torneirada” supostamente com água da estação nova para simbolizar o momento de entrega da obra que custou 17 milhões aos contribuintes ourinhenses.

Com defeito de fabricação?

De acordo com as noticias divulgadas pelo “pool de imprensa oficial” presente na cerimonia no dia da inauguração, a estação estaria operando e todos os testes necessários foram realizados. Porém segundo informações de funcionários da própria SAE, a tal “torneirada” com água tratada na Nova ETA supostamente não passou de encenação. A estação de tratamento só teria entrado em funcionamento na sexta feira e no sábado começou apresentar vazamentos.

O vídeo que mostra vazamentos no reservatório principal está circulando pela internet e chegou até redação do Contratempo com uma mensagem dizendo que, “a Estação de Tratamento de Água foi finalizada às pressas e não passou por nenhum teste ou revisão”, Segundo ainda a fonte, o módulo principal está com vazamento desde sábado dia 25, e a Nova ETA apresenta problemas de outros pontos.

O próprio Lucas Pocay afirmou a imprensa em entrevista coletiva que, “a Estação de Tratamento de Água foi construída em cinco meses, uma “construção em tempo recorde”.  Importante lembrar que quando a água já está potável muito investimento foi feito: energia elétrica utilizada para bombear a água do rio, produtos químicos para o tratamento e servidores trabalhando por enquanto apenas para “jogar a água fora”.

O que diz a SAE

Em contato com a Superintendência de Água e Esgoto a reportagem foi informada, contrariando algumas informações recebidas pelo jornal, que o vazamento é resultante de “teste no reservatório”.  Ao longo dos próximos dois meses todos os processos da Nova ETA serão supervisionados pelo fabricante para possíveis ajustes antes de operar na capacidade total”, diz a nota enviada a redação.

Segundo ainda informou a assessoria de imprensa da SAE, o “teste” foi no domingo e o problema já foi resolvido não há mais vazamento.

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info